Programa de terapia assistida por animais para idosos recebe aval da comissão temática
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou, na manhã desta quinta-feira, 2, o processo nº 24887/24, de autoria do deputado André do Premium (Avante), que institui o Programa Estadual de Terapia Assistida por Animais para Idosos, com o objetivo de promover saúde física e mental por meio da interação com animais domésticos. O relator, deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade), apresentou parecer favorável.
Premium coloca que é muito comum a solidão e o isolamento social entre os idosos, situações que podem causar depressão, ansiedade ou outras condições de saúde mental, e sua iniciativa busca evitar ou combater esses problemas. A ideia é incentivar a interação dos idosos com animais, que pode trazer conforto emocional, reduzir níveis de estresse e promover sentimentos de alegria.
Ne justificativa ao projeto, o legislador expõe que a convivência com animais estimula o idoso a praticar atividades físicas, mantém ativa a coordenação motora, promove a adoção responsável de animais domésticos e desperta um sentimento de amor e carinho mútuo entre o dono e o pet. “Estudos científicos comprovam os benefícios da terapia assistida por animais e pesquisas e mostram que a terapia pode reduzir a pressão arterial, diminuir os níveis de cortisol, melhorar a função cognitiva e aumentar os níveis de serotonina e dopamina”, salienta.