Ícone alego digital Ícone alego digital

Bruno Peixoto enaltece avanços na saúde pública goiana e cobra aumento dos repasses da União à área

02 de Outubro de 2025 às 11:58

Enquanto o Plenário apreciava a Ordem do Dia desta quinta-feira, 2, o presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB) pediu a palavra para exaltar os investimentos do governador Ronaldo Caiado (UB) na saúde pública e cobrar um aumento nos repasses da União ao Estado destinados ao custeio da área.

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás contou que o seu pronunciamento é resultado de uma solicitação do secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos. Segundo Peixoto, “Goiás vem ampliando significativamente a sua rede assistencial”. O deputado ressaltou a inauguração de seis policlínicas e sete hospitais estaduais, a exemplo do Hospital Estadual Centro Norte Goiano (HCN); do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) e do Hospital de Águas Lindas. Trata-se, opinou, da consolidação do processo de regionalização da saúde.

De acordo com dados apresentados pelo presidente, paralelamente, Caiado aumentou em mais de R$ 2 bilhões ao ano o recurso estadual aplicado na saúde. “Entretanto, a situação não é a mesma quando tratamos do financiamento da União para a nossa rede estadual. Enquanto o Estado deu um salto de custeio, verifica-se uma inversão quanto ao financiamento pelo Governo Federal”, disse.

Peixoto afirmou que, em 2002, a União arcava com 52% dos gastos para a saúde pública e, em 2023, a porcentagem foi de 40%. “Embora seja o maior ente arrecadador de tributos, o repasse diminui”, observou. O deputado apontou que “mesmo que Goiás tenha ampliado substancialmente a sua rede, permanece entre os estados mais subfinanciados, ocupando a 19ª posição no ranking nacional”.

Ainda em sua fala, o presidente informou que o Governo Estadual destina R$4,6 bilhões para o orçamento da área e, ao mesmo tempo, o valor do custeio de média e alta complexidade repassado ao Estado não chega a 10% desse montante. “Goiás está cada vez mais financeiramente sobrecarregado pela União”, avaliou.

Peixoto encerrou com um apelo ao Governo Federal: “Não se deve olhar a questão partidária, mas sim a população”. E completou: “O governador Ronaldo Caiado colocou o nome à disposição dos brasileiros para dar um exemplo de gestão e, agora, está sendo penalizado por meio dos repasses da União. Nós queremos apenas o que é direito do nosso Estado, precisamos cobrar e reivindicar”. Ainda em tempo, o deputado elogiou Caiado pelo compromisso com a celeridade na construção e funcionamento das novas unidades de saúde.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.