Ícone alego digital Ícone alego digital

Mauro Rubem propõe apoio preventivo aos produtores rurais para contemplar legislação federal

17 de Outubro de 2025 às 15:50

O deputado Mauro Rubem (PT) protocolou o projeto de lei nº 24581/25 na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), com o objetivo de oferecer apoio econômico, técnico e jurídico preventivo aos produtores rurais de pequeno, médio e grande porte na execução da política estadual de assistência técnica e extensão rural.

As ações previstas, de acordo com o texto do projeto de lei, poderão ser executadas mediante convênios, termos de colaboração ou fomento com organizações da sociedade civil, cooperativas, sindicatos e associações de produtores rurais, nos termos da Lei Federal nº 13.019/2014.

A execução se dará, prioritariamente, com recursos federais oriundos da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), PRONAF e demais programas de fomento ao setor rural, sem criação de despesa obrigatória nova para o Estado. 

Rubem alega que o objetivo é "incluir a assistência econômica, técnica e jurídica preventiva aos produtores rurais de Goiás, em consonância com a Política Nacional de Proteção Econômica e Jurídica dos Produtores Rurais, instituída pelo projeto de lei nº 4.588/2021, recentemente aprovado em Comissão da Câmara dos Deputados".

Segundo o parlamentar, a nova legislação funciona como um marco regulatório de proteção aos produtores rurais ao estabelecer diretrizes para maior equilíbrio contratual, mediação de conflitos, proteção patrimonial mínima e apoio a produtores em situação de vulnerabilidade. 

A matéria está em análise na Comissão de Constitição, Justiça e Redação (CCJ), onde aguarda relatório da deputada Rosângela Rezende (Agir). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.