Delegado Eduardo Prado pleiteia valorizar a participação feminina no cooperativismo
O deputado Delegado Eduardo Prado (PL) apresentou o projeto de lei nº 24589/25, com a finalidade de instituir o Dia Estadual da Mulher Cooperativista. A proposta estabelece a data de 15 de agosto para a comemoração anual e inclui a celebração no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.
A escolha da data é em alusão ao nascimento da professora Diva Benevides Pinho (1925–2008), que atuou como referência nacional no estudo e na difusão do cooperativismo. Autora de obras como “O Cooperativismo no Brasil – Da Vertente Pioneira à Vertente Solidária” (2003), Diva Pinho foi precursora ao valorizar a participação feminina no movimento cooperativista e destacar sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país.
O legislador ressalta na justificativa da medida, que a instituição desta data visa a reconhecer e valorizar o papel da mulher no fortalecimento do cooperativismo, setor que constitui instrumento de inclusão produtiva, organização comunitária e promoção da cidadania. A proposição busca também estimular a reflexão, o debate e a ampliação de políticas públicas e iniciativas voltadas ao incentivo da participação feminina no ambiente cooperativista.
A primeira etapa de análise do projeto de lei fica com a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que designará um de seus integrantes à relatoria e votará seu parecer.