Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamento faz visita institucional às obras do Lyceu de Goiânia nesta 4ª-feira, 8

07 de Outubro de 2025 às 17:45

Por iniciativa do deputado Talles Barreto (UB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promove, nesta quarta-feira, 8, às 9 horas, visita institucional às obras do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Lyceu de Goiânia. A comitiva de parlamentares vai acompanhar de perto as etapas de restauração do local.

A unidade de ensino é a mais antiga da capital goiana e uma das pioneiras na educação de nível secundário no Brasil. Segundo o líder do Governo na Casa, a intenção é reafirmar o compromisso do Parlamento com a educação pública de qualidade e com a preservação da memória educacional de Goiás.

O originalmente Lyceu de Goyaz foi o 17º a ser criado no país, em 1846, na cidade de Goiás. A sua mudança para Goiânia, em 1937, acompanhou a transferência de capital. O nome “Lyceu de Goiânia” foi oficializado apenas em maio de 1976, por uma lei aprovada na Alego. Por lá, passaram dezenas de personalidades que compõem a elite política e artística de Goiás. São nomes como Iris Rezende, Henrique Meirelles, Nion Albernaz e Pedro Wilson, além de escritores como Bariani Ortêncio e Bernardo Élis.

Atualmente, o Cepi Lyceu de Goiânia está em processo de reforma e revitalização completa desde outubro de 2023. Com um investimento de R$ 13,5 milhões, o Executivo Estadual quer deixar o espaço pronto para receber mais de 600 estudantes, do 8º e 9º anos do ensino fundamental até o ensino médio, a partir do ano letivo de 2026. A ideia é que a unidade de ensino se torne a primeira no sistema público estadual a ofertar o ensino bilíngue em francês. 

Importância histórica

O bloco de entrada do Cepi Lyceu de Goiânia, que fica na Rua 21, Setor Central, é um dos bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como parte do conjunto arquitetônico art déco de Goiânia.

O estilo do prédio alia o colonialismo à tendência de arquitetura que nasceu em movimento na França, destacando-se pela fachada retilínea, o clássico pórtico na entrada, os robustos pilares e os imponentes portões de ferro que conferem um ar grandioso ao conjunto. Por fazer parte do patrimônio nacional, as obras de restauração no local devem seguir diretrizes estabelecidas pelo Iphan.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.