Mestres cervejeiros foram homenageados pelo mandato de Virmondes Cruvinel, em evento na noite dessa 3ª-feira

Em evento na noite dessa terça-feira, 7, o Parlamento goiano homenageou 47 empresários fabricantes de cervejas artesanais, por ação do deputado Virmondes Cruvinel (UB). A iniciativa visa a reconhecer a importância do segmento para o Estado, que vem crescendo, gradativamente, gerando empregos e fortalecendo o turismo local. O reconhecimento se deu na forma de certificados entregues aos homenageados no encontro, que teve lugar no auditório 1 da Casa de Leis.
Segundo Cruvinel, as cervejarias artesanais tiveram um crescimento de 13% em Goiás nos últimos cinco anos. “São cerca de 18 marcas, com mais de 100 rótulos distribuídos em todo o estado, com uma potencialidade muito grande porque trabalha a sustentabilidade, trabalha em itens como regionalização, fortalecimento do turismo local, além de buscar esse diálogo com o público, essa proximidade regional, assegura aquela cerveja conhecida em Goiás.”
O deputado também ressaltou que o mês de outubro foi escolhido para a homenagem porque marca os dez anos da aprovação do Estatuto Goiano da Microempresa, projeto que ele relatou na Casa, e uma legislação que deu segurança jurídica para o fortalecimento do ambiente de negócios, além de permitir parcerias com o Governo do estado, através de linhas de crédito e outras alternativas. “Então nós temos aqui casos de sucesso que acontecem, já recebendo premiações nacionais. E nós fazemos questão não só de fazer leis importantes, mas também reconhecer que bons exemplos devem ser homenageados”, pontuou o parlamentar.
Representando os produtores de cervejas artesanais do estado, Tiago Franco agradeceu ao deputado pela homenagem feita à categoria, observando que o número de pessoas presentes no evento demonstra a importância do reconhecimento. “Nem em um festival de cerveja a gente consegue reunir tanta gente que trabalha no meio, que se dedica à atividade (cervejeira), tenta ganhar dinheiro com cerveja.”
Ele contou que trabalha com cerveja especiais há 17 anos e, portanto, acompanhou, de perto, o surgimento do mercado, seu crescimento e também o período de declínio. E revelou que, muitos que tentaram trilhar esse caminho, desistiram, em função das várias dificuldades.
Segundo o empresário, a união da categoria é o que faz a diferença para os que persistem na atividade. “Hoje, seguimos a missão de promover a cerveja especial como ingrediente relevante na gastronomia, no agro, na política e na sociedade. Para alcançarmos o sucesso, precisamos agir como o líquido precioso que ela representa, fluido, colaborativo e agregador. Como diz o velho ditado, sozinho podemos ir mais rápido, mas juntos vamos muito mais longe.”