Plenário acata, em 1º turno, a inclusão do Dia do Óptico no calendário oficial do Estado
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou, em primeira fase, nesta quarta-feira, 8, o projeto nº 18853/25, de autoria do deputado Talles Barreto (UB), que propõe incluir, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás, o Dia do Óptico, a ser celebrado anualmente em 13 de dezembro.
Técnicos em óptica, ou apenas ópticos, são os profissionais responsáveis pela leitura da prescrição médica feita pelo médico oftalmologista, para o tratamento de doenças e correção de problemas de visão, melhorando a saúde oftalmológica das pessoas e, também, ajudando a promover seu bem-estar.
O legislador apontou, em justificativa, que a iniciativa visa a reconhecer a importância fundamental da categoria para a saúde visual e o bem-estar da sociedade goiana.
Barreto destacou, ainda, em sua justificativa, que a escolha da data remete a Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão: “Santa Luzia, cujo nome deriva do latim lux [luz], é venerada desde o século III por seu martírio e pela tradição de que, mesmo após a perda de seus olhos, sua visão foi milagrosamente restaurada. Dessa forma, a inclusão do Dia do Óptico é uma homenagem necessária e justa a uma categoria profissional indispensável para a sociedade".