Ícone alego digital Ícone alego digital

Virmondes Cruvinel pleiteia criação do Sistema Estadual de Inteligência Alimentar

22 de Outubro de 2025 às 12:05

O deputado Virmondes Cruvinel (UB) apresentou à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) projeto de lei para autorizar a criação do Sistema Estadual de Inteligência Alimentar de Goiás (Seiag) e estabelecer o monitoramento em tempo real dos indicadores de segurança alimentar e nutricional no Estado. A matéria foi protocolada sob o nº 25473/25 e está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob a relatoria do deputado Veter Martins (UB). 

A propositura define que o Seiag terá como competências a coleta, o processamento e análise de dados relativos à segurança alimentar e nutricional, a produção de relatórios técnicos periódicos sobre a situação alimentar em Goiás e o subsídio à formulação de políticas públicas de combate à fome e à insegurança alimentar.

Virmondes Cruvinel argumenta que Goiás é reconhecido como um dos maiores produtores de alimentos do Brasil, mas, paradoxalmente, enfrenta desafios significativos na garantia da segurança alimentar de sua população.

Ao citar dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2023, ele aponta que aproximadamente 2,1 milhões de goianos vivem em situação de insegurança alimentar em algum grau, representando 28,4% da população estadual. “Este cenário demanda a implementação de mecanismos de monitoramento e intervenção baseados em evidências científicas e dados precisos”, afirma Virmondes Cruvinel. 

Assim, o deputado aponta que a propositura se justifica “pela necessidade de estabelecer um instrumento tecnológico capaz de integrar informações dispersas em diferentes órgãos e instituições, proporcionando uma visão sistêmica e atualizada da situação alimentar no Estado”. 

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.