Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado Virmondes Cruvinel projeta programa para dinamizar o voluntariado

22 de Outubro de 2025 às 06:50

O deputado Virmondes Cruvinel (UB) protocolou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 25479/25, com o objetivo de instituir uma política de estímulo ao voluntariado no território goiano. Caso o texto se torne lei, estará criado o Programa "Goiás Estado Voluntário", justamente para promover, articular e facilitar a intermediação entre cidadãos voluntários e entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, que necessitem de atuação voluntária em território goiano.

O programa deverá democratizar o acesso ao voluntariado, ampliando as oportunidades de participação cidadã em ações sociais; fortalecer as organizações da sociedade civil por meio da captação organizada de voluntários; promover a cultura da solidariedade e do engajamento cívico; facilitar o encontro entre a oferta e a demanda de trabalho voluntário, otimizando recursos humanos disponíveis; fomentar a responsabilidade social empresarial através do voluntariado corporativo; e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo Cruvinel, a matéria fundamenta-se na constatação de que o voluntariado constitui ferramenta essencial para o enfrentamento dos desafios sociais contemporâneos, conforme evidenciado por dados nacionais que revelam a existência de mais de 815 mil organizações da sociedade civil no Brasil, das quais 70% dependem quase integralmente do trabalho voluntário para desenvolver suas atividades.

“No contexto específico de Goiás, organizações consolidadas como a Fundação Tiradentes demonstram o potencial transformador do terceiro setor, atendendo aproximadamente 70 mil beneficiários através de programas sociais estruturados. A proposição contribui ainda para o enfrentamento de desafios específicos identificados no terceiro setor goiano, como a necessidade de profissionalização da gestão de voluntários e a articulação mais eficiente entre diferentes atores sociais”, justifica o deputado.

A matéria já está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, sob relatoria da deputada Rosângela Rezende (Agir).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.