Ícone alego digital Ícone alego digital

Virmondes Cruvinel apresenta proposta de inclusão e acessibilidade na moda goiana

21 de Outubro de 2025 às 12:44

O deputado Virmondes Cruvinel (UB) protocolou, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 25474/25, com o propósito de instituir uma ação de fomento à moda, a ser denominada Programa Estadual de Fomento à Moda Adaptada e Design Universal, o "Goiás Fashion Inclusivo". Segundo a proposta, o programa será destinado ao desenvolvimento de um ecossistema produtivo de vestuário e acessórios adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Os objetivos do projeto são: fomentar o desenvolvimento da indústria de moda adaptada no Estado; promover a inclusão social e a autonomia das pessoas com deficiência através do acesso a vestuário funcional e esteticamente adequado; gerar oportunidades de emprego e renda no setor têxtil e de confecções; e posicionar Goiás como referência nacional em moda adaptada e design universal.

Também são metas da proposta estimular a pesquisa e desenvolvimento de tecidos inteligentes e soluções inovadoras para vestuário adaptado e capacitar profissionais do setor têxtil para o desenvolvimento de produtos inclusivos.

Cruvinel explica que o Estado de Goiás possui uma posição estratégica no cenário nacional da indústria têxtil e de confecções, ocupando a sétima posição entre os maiores produtores de vestuário do Brasil e concentrando 75% da produção total da região Centro-Oeste. “Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), o setor têxtil goiano conta com 3.647 indústrias ativas, gerando quase 32 mil empregos diretos e movimentando um faturamento de R$ 10,6 bilhões em 2021, representando 5,5% do faturamento nacional do setor”, aponta.

O legislador coloca que a marca de certificação Goiás Inclusivo posicionará o Estado como referência nacional em moda adaptada, agregando valor aos produtos e diferenciando-os no mercado. "A certificação estadual conferirá credibilidade e confiança aos consumidores, facilitando penetração em mercados nacionais e internacionais.”

A matéria já está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, com relatoria da deputada Dra. Zeli (UB). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.