Audiência pública pautará, amanhã, condutas de planos de saúde e erros médicos
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) sediará, nesta quarta-feira, 15, às 9 horas, audiência pública para debater irregularidades praticadas por planos de saúde, falhas na assistência, erros médicos e o aumento da judicialização envolvendo o tema em Goiás.
O deputado estadual Cairo Salim (PSD), propositor do debate, sublinha a importância de dar voz aos pacientes e discutir soluções efetivas para garantir o cumprimento dos direitos dos consumidores. “Temos recebido inúmeras denúncias de abandono e negligência no atendimento médico. É preciso apurar responsabilidades e propor medidas que fortaleçam a ética e o respeito na área da saúde”, afirma o parlamentar.
O evento contará com a presença do neurocirurgião José Ramalho, presidente da Aliança Nacional em Defesa da Ética na Saúde Suplementar (ANDESS), além de representantes do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), do Procon Estadual e Municipal, além de usuários e vítimas de abusos cometidos por operadoras de planos de saúde e profissionais.
O debate foi motivado por casos recentes de denúncias envolvendo pacientes que relatam abandono médico e sequelas graves, após procedimentos cirúrgicos realizados em Goiânia. Um dos casos que chamou atenção é o do empresário Márcio Lima, que afirma ter sido vítima de negligência após uma cirurgia realizada por um médico credenciado ao plano de saúde Hapvida.
O evento será aberto ao público e tem como objetivo buscar caminhos para maior fiscalização, responsabilização e transparência no setor da saúde suplementar.