Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado Luiz Sampaio alerta para riscos da alienação fiduciária na agricultura goiana

15 de Outubro de 2025 às 15:30

O deputado Luiz Sampaio (SD), ao se utilizar da tribuna durante o Pequeno Expediente desta quarta-feira, 15, comentou sobre o seu projeto de lei que institui o Programa Goiás Mais Produtivo. O parlamentar também aproveitou a oportunidade para criticar o modelo de alienação fiduciária, um tipo de garantia de dívida em que o devedor transfere a propriedade de um bem, como um imóvel, ao credor, geralmente um banco, até que a dívida seja totalmente quitada.

“Estamos passando por uma dificuldade muito grande na agricultura no início de custeio para começar a produzir e plantar. Essa dificuldade é muito grande junto aos órgãos financeiros, os insumos estão caros e a produtividade vai diminuir muito esse ano. E temos um grande problema, que precisa ser revisto pelo Governo Federal, na questão do custeio agricultura. Os bancos hoje estão exigindo alienação fiduciária dos custeios dos pequenos, médios e grandes produtores”.

Na avaliação do parlamentar, esse tipo de alienação trará grande prejuízo, com alto número de produtores inadimplentes. “A pessoa tem que dar o seu imóvel como garantia, e provavelmente esse imóvel é a terra que ele tem para produzir. Mas nós dependemos do clima e, se não chover, o produtor terá que dar seu imóvel à instituição financeira. Os produtores vão ficar sem sua terra pois, se ele não conseguir produzir e pagar seu financiamento, ele vai ter que dar sua terra”, observou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.