Ícone alego digital Ícone alego digital

Perda de direitos dos professores é tema de discurso de Bia de Lima

15 de Outubro de 2025 às 15:39

Ao subir à tribuna, no Pequeno Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira, 15, a deputada Bia de Lima (PT) lembrou que hoje se comemora o Dia do Professor, mas reiterou que não se dirigia aos profissionais apenas para cumprimentá-los pela data. Segundo ela, sua mensagem vem no sentido de dar voz à educação, de exigir os direitos que, segundo ela, têm sido retirados da categoria, em Goiás, ao longo dos anos.

A parlamentar citou que essa derrubada dos direitos começou no Governo Marconi Perillo, que tirou a titularidade dos professores. Depois, acrescentou, Ronaldo Caiado prometeu a devolução da titularidade, o que levou muitos professores a votarem nele, mas que o retorno do benefício nunca aconteceu. “O que ainda piorou, porque nos foram retirados a licença-prêmio, os quinquênios, a tão sonhada aposentadoria especial, algo tão fundamental para os professores. Só quem é da sala de aula sabe o quanto é exaustivo, estressante e desgastante o trabalho em sala de sala, principalmente uma sala de aula cada vez mais lotada.”

A deputada também citou que, além de todas essas perdas, em 2022, a jornada de trabalho dos professores, que era de 28 aulas semanais, foi aumentada para 32 aulas. Lima também listou, como desrespeito aos direitos dos profissionais, o tempo de espera para a tramitação do processo de aposentadoria, que tem chegado até 2 anos, o que acaba forçando o profissional a trabalhar além do tempo regulamentar para a aposentadoria. “E aqui nessa Casa, não ouço ninguém falar sobre isso, nem mesmo hoje, o Dia do Professor, da Professora. Nós precisamos resolver essa pauta, é urgente.”

Como única boa notícia no Dia dos Professores, Bia de Lima citou o anúncio do chamamento de 535 aprovados no concurso público realizado pelo Governo do Estado, em 2022, para tomarem posse do cargo.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.