Comissão aprova projeto sobre disponibilização de interpretação em Libras nos cursos ofertados pelo Estado
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou, nesta quinta-feira, 16, o parecer favorável de Veter Martins (UB) ao projeto nº 637/25, assinado por Dr. George Morais (PDT), que determina a disponibilização de interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em cursos on-line fornecidos ou subsidiados pelo Estado.
O objetivo da matéria é assegurar a inclusão e a acessibilidade das pessoas surdas ou com deficiência auditiva nos cursos on-line oferecidos, pois estima-se que cerca de 10 milhões de brasileiros possuem algum grau de deficiência auditiva, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante desse cenário, o deputado defende que a ausência de recursos de acessibilidade em plataformas educacionais representa uma barreira significativa ao pleno acesso dessas pessoas à educação.
De acordo com a justificativa do projeto, a disponibilização de interpretação em Libras deverá ocorrer na tradução em tempo real durante as transmissões ao vivo dos cursos e por meio de vídeos gravados com interpretação em Libras em conteúdos assíncronos. Além disso, o Estado de Goiás poderá firmar parcerias com instituições especializadas em acessibilidade ou com profissionais habilitados para garantir o cumprimento da lei.