Plenário aprova prioridade na investigação de crimes contra idosos

Reunidos em duas sessões nesta 5ª-feira, 16, os deputados avalizaram uma série de medidas que contemplam temas variados. Um dos projetos aprovados em definitivo garante preferência, na ordem de tramitação, aos inquéritos policiais que apurem crimes contra pessoas com mais de 60 anos. Também foram chanceladas proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece novas possibilidades de licenciamento aos parlamentares e iniciativa que pretende contribuir com a expansão do banco de dados de doadores de medula óssea.
Ao decorrer de duas sessões plenárias, a ordinária e uma extra, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou definitivamente a garantia de prioridade a investigações policiais de crimes cuja vítima seja uma pessoa idosa; o censo de pessoas com altas habilidades ou superdotação; e o incentivo ao cadastro de doadores de medula óssea. A isenção de tributo a obras em templos religiosos também foi autorizada.
O Plenário também deu sinal verde final à proposta de emenda à Constituição (PEC) que amplia as hipóteses em que os deputados estaduais podem se licenciar sem perda de mandato foi o destaque da manhã desta quinta-feira, 16, na Casa de Leis goiana.
A quebra do intervalo de 24 horas entre as fases de votação de projetos apreciados no primeiro encontro foi autorizada pelos parlamentares. Ainda em tempo, o Plenário validou um requerimento que transferiu a sessão ordinária híbrida da próxima quinta-feira, 23, para a próxima segunda-feira, 20.
Proteção
Mais de 42 mil denúncias de violações contra os que têm mais de 60 anos de idade foram registradas no primeiro trimestre de 2024, segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Em Goiás, houve aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para Ricardo Quirino (Republicanos), a agilidade na apuração é fundamental para o combate a esses crimes.
Por isso, o deputado requer, no projeto de lei nº 13743/24, prioridade na tramitação de procedimentos investigatórios policiais que apuram delitos contra pessoas idosas. As ações prioritárias incluem investigações policiais, formação de equipes especializadas no tema, realização de exames periciais e elaboração dos respectivos laudos.
O texto prevê que os processos devem ser identificados de forma diferenciada, com etiqueta na capa para documentos físicos e sinalização eletrônica para os digitais, com os termos "Prioridade – Vítima Pessoa Idosa".
Uma sugestão de Vivian Naves (PP) que também concluiu o trâmite na Alego é similarmente motivada pela vontade de proteger faixas etárias específicas contra a violência, mas, nesse caso, os menores de idade. Trata-se da obrigatoriedade da divulgação, no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), de material informativo ou educativo com orientações para a escuta especializada de crianças e adolescentes no contexto escolar.
O objetivo é garantir que todas as instituições de ensino goianas obtenham acesso às diretrizes, as quais abrangem os procedimentos a serem adotados, os agentes responsáveis pela condução dos casos e ressaltam a relevância da não responsabilização da vítima, relativas para adotar a conduta em questão.
A deputada frisou, ao defender a sua matéria, que o conteúdo a ser disponibilizado deve estabelecer limites claros para a atuação das escolas, especialmente no que diz respeito à apuração dos casos de violência. “A prática de escuta desempenha um papel fundamental na garantia da proteção e do bem-estar da criança ou adolescente, podendo ser conduzida por instituições de ensino, profissionais da educação, conselhos tutelares, serviços de assistência social, entre outros”, completou.
Mudança constitucional
Com a intenção de impulsionar a governabilidade, a gestão pública e a representação, Karlos Cabral (PSB) propôs novas possibilidades de licenciamento aos parlamentares estaduais. A partir da PEC protocolada sob o nº 19516/25, não perderão o mandato também os representantes da Alego que assumirem cargos em secretarias municipais de cidades com população superior a 50 mil habitantes; secretarias executivas de ministérios; e secretaria nacional ou superintendência regional de órgão ou entidade pertencente à administração pública federal.
Os principais argumentos apresentados por Cabral, na justificativa, apontam a possibilidade de atuar no “desenvolvimento social e econômico dos municípios”; de permitir “uma maior interação e coordenação entre os entes federativos”; e de “assegurar que as decisões executivas considerem o interesse público e estejam alinhadas às necessidades da população”.
A novidade foi aprovada, em primeira fase, durante a primeira plenária do dia e, na segunda, conquistou a sua autorização final. A PEC, que segue para promulgação, irá alterar o inciso I do artigo 15 da Constituição Estadual.
Saúde e assistência
Com a propositura nº 5745/19, o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), propõe ampliar as chances de transplantes de medula óssea. O texto obriga laboratórios públicos de análise sanguínea a propor aos usuários a doação de amostra de sangue para manter o banco de dados de potenciais doadores de medula.
O transplante é indicado principalmente para tratar doenças que comprometem a geração de glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas, como as hematológicas, onco-hematológicas, alguns tumores sólidos e doenças autoimunes.
A medula óssea é essencial para o sistema imunológico humano. Segundo Peixoto, a lei pode mostrar “as simplicidades do procedimento, incentivando o cidadão a ser doador e abrindo a possibilidade de salvar milhares de vidas”.
Para identificar, mapear e cadastrar o perfil socioeconômico e étnico-cultural, José Machado (PSDB) pleiteia criar o Programa Censo de Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação e de seus Familiares (nº 2891/24). Com essas informações, explicou o parlamentar, será possível direcionar políticas públicas de saúde, educação, trabalho e lazer para esse segmento social. A matéria recebeu a sua autorização definitiva.
Benefício tributário
As operações com bens destinados a obras em templos de qualquer culto religioso serão isentas da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). É o que consta no processo legislativo nº 26016/25, da Governadoria, o qual solicita incorporar à legislação estadual o Convênio ICMS nº 116/25, responsável por autorizar a dispensa do referido tributo. A matéria foi avalizada em sua etapa única de votação.
Primeiro sinal verde
Entre as propostas aprovadas em primeira fase, está a nº 1737/23, de Wilde Cambão (PSD), que cria a plataforma denominada “Emprega Aprov”. Trata-se de um site em que “será viabilizada às empresas de iniciativa privada e demais entes com interesse em compor seu quadro de funcionários com colaboradores de perfis profissionais especialistas em segmentos específicos a captação de candidatos aprovados e não convocados em concursos públicos de esfera estadual no âmbito do Estado de Goiás”.
Outra medida é a regulamentação dos serviços comerciais de hospedagem para animais domésticos em Goiás, assinada por Veter Martins (UB). A iniciativa (nº 9395/23) visa a garantir a qualidade e a segurança na atuação desses estabelecimentos em todo o território estadual, além de “coibir práticas prejudiciais a cães e gatos nos locais de hospedagem, assegurando a assistência necessária durante o período em que os animais estiverem sob cuidados fora de casa”.