Ícone alego digital Ícone alego digital

Mauro Rubem propõe responsabilizar empresas e servidores por ilícitos digitais em Goiás

31 de Outubro de 2025 às 08:10

Tramita no Parlamento estadual o projeto de lei nº 26130/25, do deputado Mauro Rubem (PT), que dispõe sobre a responsabilidade de empresas e plataformas digitais por ilícitos cibernéticos e vazamentos de dados, institui deveres de segurança e transparência, cria o Fundo Estadual de Reparação Cibernética (FERC) e estabelece sanções a servidores públicos envolvidos em práticas ilícitas digitais em Goiás.

O texto frisa que a propositura busca disciplinar a responsabilização e os deveres de operadores digitais no tocante à segurança da informação, proteção de usuários e repressão a ilícitos digitais, em harmonia com as competências e normas federais. 

São considerados operadores digitais, de acordo com projeto de lei: companhias telefônicas, provedores de internet, redes sociais, plataformas digitais, marketplaces, serviços de nuvem, meios de pagamento digitais e sistemas de inteligência artificial (IA).

Segundo o autor da proposta, o ambiente digital consolidou-se como infraestrutura crítica da vida em sociedade. “O mesmo ecossistema que democratizou o acesso à informação transformou dados pessoais e estratégicos na moeda do poder privado”, afirma Rubem.

O legislador justifica que vazamentos, espionagem eletrônica, comercialização de bases na dark web, manipulação algorítmica e uso irresponsável de IA compõem “um estado paralelo digital que opera à margem do Direito, corroendo a confiança pública, fragilizando a democracia e expondo os goianos a riscos permanentes”, argumenta.

Com a medida, salienta o parlamentar, nenhuma plataforma, sistema de IA ou agente público estará fora do alcance do direito. “Soberania jurídica, proteção do cidadão e probidade administrativa são inegociáveis”, reforça.

A proposta está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde aguarda relatório do deputado Antônio Gomide (PT).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.