Ícone alego digital Ícone alego digital

Bia de Lima repercute encaminhamentos de audiência sobre a educação infantil

21 de Outubro de 2025 às 15:34

No Pequeno Expediente desta terça-feira, 21, a deputada Bia de Lima (PT), como presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), repercutiu a realização da audiência pública, ontem, no Parlamento goiano, que tratou da previsão de recursos para a educação infantil no orçamento do ano que vem.

Segundo a deputada, “estivemos tratando da ampliação do acesso à educação infantil e do financiamento para ajudar as prefeituras, por meio dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a garantirem investimentos para as creches em todos os municípios do Estado, no próximo ano”.

Lima sublinhou a representatividade presente na audiência, com centenas de secretários municipais, incluindo a secretária de Estado da Educação (Seduc), Fátima Gavioli; representantes do Tribunal de Contas de Goiás (TCE), como o presidente Helder Valin e o conselheiro Edson Ferrari. Do Tribunal de Contas do Município (TCM), prestigiou o debate o conselheiro Fabrício Mota, também coordenador do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaep). 

Em pauta, a busca de recursos junto ao Ministério da Educação (MEC) e de garantias de investimentos no orçamento do Estado, por meio do Fundo Estadual de Educação, criado pela Lei nº 19.895, de 07 de dezembro de 2017. “Até hoje é um fundo sem recursos”, observou. O objetivo, frisou a parlamentar, é auxiliar as prefeituras a abrir vagas para mais de 40 mil crianças que precisam estar matriculadas no ano que vem. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.