Ícone alego digital Ícone alego digital

Issy Quinan pleiteia reconhecimento da festa “A Caçada da Rainha”, em Alto Paraíso

23 de Outubro de 2025 às 14:45

O deputado Issy Quinan (MDB) pleiteia, por meio do projeto de lei nº 26155/25, reconhecer a festa “A Caçada da Rainha”, realizada anualmente no mês de junho, no município de Alto Paraíso de Goiás, como patrimônio cultural imaterial goiano. A medida também visa a incluir o evento no Calendário Cívico Cultural do Estado de Goiás.

O autor da iniciativa explica que a festividade consiste em uma manifestação tradicional que reúne história, religiosidade, cultura popular e identidade comunitária, representando um dos mais importantes eventos festivos da região.

“Surgida após a abolição da escravatura, como forma de agradecimento pela liberdade conquistada, a Festa “A Caçada da Rainha” resgata valores, preserva costumes e fortalece laços sociais, sendo transmitida de geração em geração como expressão viva da memória coletiva do povo de Alto Paraíso”, frisa.

Além de seu caráter cultural e simbólico, o parlamentar aponta, em sua justificativa, que o evento contribui para a economia local, movimentando o turismo e fomentando o comércio, a gastronomia e o artesanato, consolidando-se como relevante fator de desenvolvimento regional.

Portanto, destaca que o reconhecimento proposto significa garantir a valorização e preservação da festa, assegurando às futuras gerações o contato com práticas e tradições que compõem o rico mosaico cultural de Goiás, além de reforçar o compromisso do poder público com a promoção da cultura, da diversidade e da identidade goiana.

A primeira etapa de análise é com a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que designou a deputada Rosângela Rezende (Agir) para relatoria. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.