Dia da Mulher do Agro pode ser instituído em Goiás por iniciativa de Karlos Cabral
A data 15 de outubro pode se tornar o Dia da Mulher do Agro em Goiás por meio do projeto de lei nº 26157/25, de autoria do deputado Karlos Cabral (PSB), que se encontra em tramitação no Parlamento goiano. A matéria aguarda, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação a conclusão do relatório por parte do deputado Gugu Nader (Avante) para, posteriormente, ser apreciada pelo Plenário.
Em sua justificativa, o autor da iniciativa frisa tratar-se de uma justa homenagem, visto que no Brasil as mulheres no agro são cada vez mais numerosas e desempenham inúmeras funções essenciais para a atividade, o que mostra que há uma crescente representatividade feminina no setor.
“O empoderamento feminino na agricultura moderna não é apenas uma constatação. É sinônimo de revolução. O número de mulheres na liderança do agronegócio cresceu 79% em sete anos”, enfatizou.
Karlos Cabral aponta que, atualmente, cerca de 43% dos estudantes matriculados em cursos técnicos de agronegócio são mulheres, o que indica um forte interesse em se profissionalizar no setor.
O deputado salienta, porém, que, apesar do crescimento, a presença feminina ainda enfrenta dificuldades, especialmente em cargos de liderança em fazendas, usinas e cooperativas, onde a presença masculina é predominante.
15 de outubro
A data para celebração do Dia da Mulher do Agro foi escolhida, conforme Cabral, pensando no início do período chuvoso no Cerrado brasileiro e em consonância com o Dia Internacional das Mulheres Rurais, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).