Ícone alego digital Ícone alego digital

Issy Quinan critica decreto federal que afeta alunos com deficiência

28 de Outubro de 2025 às 16:18

Na Ordem do Dia desta terça-feira, 28, o deputado Issy Quinan (MDB), segundo a usar a tribuna e na esteira de alguns colegas que o antecederam, criticou o Decreto nº 12.686/2025, que institui a Política e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva.

Segundo o Governo Federal, a implementação da Política Nacional de Educação Especial Inclusiva tem como base a inclusão em classes e escolas comuns da rede regular, com o apoio necessário à participação, à permanência e à aprendizagem de todos os estudantes. 

Para Quinan, trata-se de um retrocesso. “Essa atitude, ao nosso ver, bizarra, bisonha, canhestra, estapafúrdia, vai totalmente em sentido contrário daqueles que dizem defender os mais vulneráveis”, declarou. 

O parlamentar afirmou que o decreto penaliza de maneira severa o funcionamento das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e das Associações Pestalozzi. 

Issy Quinan referiu-se aos autores da medida como “políticos enfurnados em gabinetes, incapazes de defender os mais vulneráveis e de dizerem o que é bom ou ruim para as crianças com deficiência intelectual, múltipla ou inseridas no espectro autista", concluiu.  

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.