Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto que obriga cadastro automático de empresas no Procon é aprovado para diligência na CCJ

30 de Outubro de 2025 às 09:50

O projeto nº 3194/25, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), tem como objetivo tornar obrigatório o cadastro automático de empresas registradas na Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) no Sistema de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado (Procon-GO).

De acordo com a proposta, toda empresa que formalizar seu registro na Juceg passará a integrar automaticamente o sistema do Procon, sem necessidade de solicitação ou procedimento adicional por parte do empresário. A medida busca fortalecer as políticas de defesa do consumidor, garantindo que as empresas estejam vinculadas desde o início de suas atividades às normas e instrumentos de fiscalização e orientação previstos no Código de Defesa do Consumidor.

Além de simplificar o processo administrativo, o projeto visa a aumentar a transparência nas relações de consumo e melhorar a comunicação entre o Estado, os fornecedores e os consumidores, permitindo uma resposta mais rápida a eventuais demandas ou irregularidades.

Durante a tramitação, o texto passou por análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde recebeu pedido de vista do líder do Governo, deputado Talles Barreto (UB). Após a apresentação do voto em separado pelo parlamentar, a matéria foi aprovada para diligência durante a reunião da CCJ, nesta quinta-feira, 30, presidida pelo deputado Amilton Filho (MDB), que conduziu os trabalhos de forma híbrida.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.