Ícone alego digital Ícone alego digital

Representantes da educação e sindicalistas pontuam dificuldades e alegrias no ofício de educadores

31 de Outubro de 2025 às 10:59

Durante a sessão solene em homenagem ao Dia do Professor, proposta pela deputada Bia de Lima (PT), representantes da área da educação e do movimento sindical se pronunciaram reconhecendo o importante trabalho dos pedagogos que dedicam suas vidas na construção do conhecimento e na formação de gerações. Professores de mais de 30 municípios goianos estão recebendo o Certificado do Mérito Legislativo. 

Após receber a honraria, a vereadora por Formosa Professora Nilza Cristina (PT) falou da honra em estar recebendo o certificado: “Quero agradecer Bia pela oportunidade, pois é a partir do nosso trabalho que temos a condição de lutar por um país melhor, apesar das condições precárias de trabalho". Citando Leci Brandão, ela pediu mais respeito aos professores.  

Diretora executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE-CUT), Iêda Leal revelou sua emoção ao ver a deputada Bia de Lima defender a categoria: “Tenho certeza que a gente fez o que tinha que ser feito. O voto foi correto e colocamos uma professora, aqui, para nos defender”.

Na tribuna, a homenageada também agradeceu o reconhecimento destinado aos educadores goianos e destacou a importância do tributo. “Parabéns, professora Bia, pela iniciativa. Parabéns ao Sintego, que é o nosso sindicato no Estado de Goiás. Parabéns a esta Casa, que escancara a porta para sermos homenageados. Nós não abriremos mão de nenhuma luta. Toda luta feita pelos professores, dentro da sala de aula, ajuda o Brasil a crescer. Soberania, democracia e educação: a gente precisa continuar juntos e juntas”, frisou Leal.

Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Flávio Roberto de Castro disse que defende a educação e que a homenagem é mais do que justa. Ele afirmou que sempre pensa em como melhorar a educação para que todas as crianças tenham acesso a melhor educação, pois, segundo ele, na educação infantil ainda existem crianças que não são atendidas, somente a partir dos 6 anos existe atendimento para todos. “Meu respeito e parabéns a todos que exercem qualquer papel na área da educação”, arrematou. 

Defesa

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-GO), Flávio Alves da Silva, enfatizou a luta da categoria homenageada e o trabalho realizado pelo Sintego e pela CUT em defesa dos profissionais da área. “Celebrar isso aqui, hoje, é muito importante e é um dia também de reafirmar a necessidade da luta”, destacou.

O presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro), professor Orlando Lisita Júnior, falou das dificuldades e das alegrias inerentes à profissão: "É uma felicidade ver um aluno se formando, virando médico, professor, engenheiro, por isso, o reconhecimento da Assembleia é muito importante para esta categoria. Quando a professora Bia faz esse evento mostra a importância da educação para toda a sociedade".

O educador disse que, no caso do ensino privado, o sistema da educação "é opressor", pois ele terá de repor duas aulas que deixou de dar para comparecer ao evento. "A cada dia temos que brigar mais nas negociações com o sindicato patronal, prova disso é que estamos há seis anos sem reajuste salarial e querem acabar com os direitos dos professores, colocando a gente numa luta sem fim. Todos aqui são merecedores desta homenagem, parabéns para todos", destacou. 

A representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), professora Ludymilla Morais, por sua vez, apontou a importância da união dos profissionais da categoria e avaliou a homenagem aos educadores, no Parlamento, como um ato de resistência. “Bia, eu estou do seu lado nas trincheiras e nós estamos do lado de cada um e cada uma nas trincheiras. Isso vale mais do que a guerra. Isso vale mais do que toda a opressão que temos sofrido”, sublinhou.

Morais afirmou que estar no evento de homenagem é um ato de resistência. "Essa Casa é nossa e nós, muitas vezes, fomos retirados daqui. Hoje, as portas se abrem porque temos uma de nós aqui dentro”, acrescentou.

O professor e maestro do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Pedro Gomes, Gilson Pires da Silva Saraiva, destacou que recebeu a honraria não somente em seu nome, mas em nome de todos os professores presentes, reconhecendo a luta da classe em todas as frentes da educação. Ele pontuou a importância da arte e da cultura e conclamou todas as escolas públicas em Goiás a criarem um espaço voltado para essas áreas, expandindo as atividades pedagógicas com esse trabalho diferenciado e de extrema importância. “Não importa se ensinamos os alunos fora da sala de aula, pois nosso trabalho nem sempre é na sala de aula, mas estamos ensinando e temos um resultado palpável, então existe uma luta para que o nosso papel de professor e maestro seja reconhecido”, ressaltou. 

Por fim, um vídeo motivacional mostrou o dia a dia dos professores nas salas de aulas das escolas públicas, destacando o trabalho capaz de espalhar esperança e transformar muitas vidas. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.