Karlos Cabral comandou solenidade itinerante em Rio Verde nessa 2ª-feira, para homenagear destaques de diversas áreas
                        Por iniciativa do deputado Karlos Cabral (PSB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou personalidades dos ramos empresarial, agrícola e militar, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás, em sessão solene itinerante na noite dessa segunda-feira, 3. A homenagem, consubstanciada na forma de concessão da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e de títulos de Cidadania Goiana, teve local no Palácio Iturival Nacimento, sede do Poder Legislativo de Rio Verde.
Além do propositor da homenagem, formaram a mesa dos trabalhos: o presidente da Câmara de Rio Verde, vereador Idelson Mendes (PRD); os homenageados com título de cidadania, produtor e empresário rural Flávio Fedo, engenheiro agrônomo Joel Ragagnin,e a ex-vereadora por Rio Verde, Naudia Terezinha Ferraz Faedo; o pároco da paróquia Nossa Senhora das Dores, Padre Enoques Martins da Rocha; e a produtora e empresária rural Flávia Minotto Montans.
Também na mesa os homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira: a advogada criminalista Mirelle Gonsalez Maciel e o 3ª sargento da Polícia Militar de Goiás, Deivid Henrique Batista Silva.
Ao abrir os discursos, Idelson Mendes falou da honra para o Poder Legislativo de Rio Verde receber a solenidade de concessão das honrarias. Ele pontuou, ainda, que a Casa sempre estará de portas abertas para o deputado Karlos Cabral para “somar esforços”.
Na sequência, o propositor da homenagem subiu à tribuna para proferir seu pronunciamento. Cabral destacou que a noite carregava um profundo significado, na celebração do reconhecimento a pessoas que, com dedicação, coragem e amor ao que fazem, ajudam a construir a história do Estado de Goiás.
O legislador pontuou a generosidade da população rioverdense e a dedicação da população na vida profissional. “Falar da nossa cidade é falar de uma região que pulsa trabalho, fé e desenvolvimento. Uma cidade que acolhe, produz e ensina todos os dias o verdadeiro sentido do que é ser goiano. Rio Verde é a capital do agro, um dos pilares econômicos do Estado e do Brasil."
Cidade acolhedora
O deputado destacou o espírito acolhedor de Rio Verde: "Nossa cidade é humana e de coração aberto. Aqui, cada pessoa que chega encontra oportunidades, amizades e um povo que transforma oportunidade em propósito. Por isso, é uma honra maior realizar essa solenidade aqui em Rio Verde, homenageando pessoas que contribuíram para o progresso da nossa região”, ressaltou.
Aos homenageados com o título de cidadania, o deputado pontuou ações realizadas em prol da sociedade e reconheceu a trajetória de cada um. Ele elencou a trajetória de sucesso e parabenizou a todos. Além dos títulos, o legislador também ressaltou que a noite era oportuna para entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a máxima distinção concedida pelo Poder Legislativo.
“As honrarias concedidas esta noite têm significados diferentes, mas igualmente grandiosos. O título simboliza o abraço do povo goiano àqueles que escolheram essa terra para viver, trabalhar e contribuir. É o reconhecimento de quem veio somar, de quem faz parte da nossa história. E a medalha é o agradecimento do nosso Estado àqueles que, com dedicação, ética e espírito público honram as instituições e inspiram a sociedade com seu exemplo. Nos unimos no sentimento de gratidão e do orgulho por todos que ajudam a construir um Goiás mais justo, mais humano e desenvolvido”, encerrou.
Medalha Pedro Ludovico Teixeira
A advogada Mirelle Maciel falou em sequência. Ela agradeceu a Deus e ao parlamentar pela homenagem e parabenizou os homenageados pelas honrarias recebidas. E agradeceu, ainda, à sua mãe, pontuando que “a educação muda o mundo”. Assim, ela agradeceu os esforços da mãe para concluir os estudos.
“Receber essa medalha é a mais alta horaria. Essa medalha traz o nome de um homem visionário que ultrapassou limites e rompeu barreiras. E eu acho que este é o verbo de hoje: ultrapassar situações. Eu quebrei a barreira de me formar, não foi fácil e rompi a barreira da advocacia criminal. A advocacia me escolheu e eu aceitei o chamado. Atravessei preconceitos, julgamentos. E sigo transpondo pontes e rompendo caminhos. Meu agradecimento e carinho a todos que escolheram andar comigo”, frisou.
Cidadão goiano
Padre Enoques Martins da Rocha agradeceu pela honraria e por ser tratado como cidadão goiano. O pároco também agradeceu a Deus pela vida e observou o propósito em servir à comunidade e, assim, também prestou tributo ás amizades que construiu na cidade. “Esse momento me fez lembrar de muitas coisas boas, e se estivesse só em Rio Verde, com certeza não teria encontrando tantos horizontes importantes para servir e exercer minha vocação com amor, carinho e dedicação. É com sincera humildade que recebo esse título que me é outorgado. Sinto-me honrado por esse reconhecimento, pois não considero apenas um mérito meu, pessoal, mas um tributo à missão que exerço em nome da igreja, em favor da comunidade e da cidade de Rio Verde, que eu tanto estimo.”
A empresária rural Flávia Montans também pontuou a presença dos amigos na solenidade. “Me sinto muito orgulhosa de dividir esse momento com vocês. E quero agradecer ao deputado Karlos Cabral, pois há 18 anos eu decidi me mudar e aqui conheci meu marido, tive meus filhos e tenho meu trabalho. Então, muito obrigado a todos vocês”, salientou.
O engenheiro agrônomo Joel Ragagnin declarou que dedica todo o seu trabalho à família e afirmou que o título de cidadania tem uma simbologia forte e que a homenagem deve ser dedicada às lideranças e aos exemplos deixado por elas.
A ex-vereadora Naudia Faedo também falou na cerimônia e destacou a leveza do momento. “Estou completamente à vontade, pois passou a fase de acharmos que temos que falar algo bonito para impressionar. Hoje, podemos falar das nossas famílias, dos amigos. Quero agradecer pela oportunidade e o que nos faz estar aqui sorrindo e falando leve, porque Karlos Cabral deixou claro o tanto que nossa caminhada, juntos, ajudou o caminhou dele”, encerrou.
O empresário rural Flávio Faedo, por seu turno, fez um retrospecto familiar e salientou que ser agricultor é seu dom e sempre pensou em um trabalho coletivo. “Tudo que eu fazia e dava certo, eu passava para frente. Com determinação, paciência e experimentos, trabalhamos pelas entidades e foi uma trajetória voltada ao agronegócio e à sociedade”, finalizou.
Após as falas, a palavra retornou ao deputado Karlos Cabral, que encerrou os trabalhos.