Projeto que confere título de Capital Estadual da Avicultura a Pires do Rio passa à segunda votação
De autoria do deputado Jamil Calife (PP), o projeto de lei nº 13751/24 recebeu, na tarde desta terça-feira, 4, o primeiro aval do Plenário do Legislativo. A proposta busca conferir ao município de Pires do Rio o título de Capital Estadual da Avicultura.
No projeto, é informado que o Brasil produz cerca de 13,845 milhões de toneladas de frango ao ano e que, além disso, o relatório da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) de 2021 mostra que o país é o maior exportador do mundo, com 4,231 milhões de toneladas. Goiás, que está entre os grandes produtores do país, consome apenas cerca de 30% do que produz, sendo que os outros 70% vão para outros estados.
“A respeito de Pires do Rio, com sua população de 31.686 habitantes, vale ressaltar que o município está há mais de 30 anos desenvolvendo atividade avícola em seu território, promovendo cerca de 3 mil empregos diretos e mais de 2 mil indiretos, além de atrair oportunidades de negócios e de renda para a população, tendo instalado em seu município um modelo de integração vertical 2”, afirma Jamil Calife em justificativa à proposição.
Para o deputado, conferir o título a Pires do Rio não apenas vai reconhecer sua importância nacional na produção avícola, como também destacar seu potencial como destino turístico e cultural diversificado. “Essa medida não só valoriza a identidade única de Pires do Rio, mas também promove o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico da região, consolidando-a como um centro de excelência tanto na indústria quanto no turismo".