Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto que confere título de Capital Estadual da Avicultura a Pires do Rio passa à segunda votação

04 de Novembro de 2025 às 16:02

De autoria do deputado Jamil Calife (PP), o projeto de lei 13751/24 recebeu, na tarde desta terça-feira, 4, o primeiro aval do Plenário do Legislativo. A proposta busca conferir ao município de Pires do Rio o título de Capital Estadual da Avicultura.

No projeto, é informado que o Brasil produz cerca de 13,845 milhões de toneladas de frango ao ano e que, além disso, o relatório da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) de 2021 mostra que o país é o maior exportador do mundo, com 4,231 milhões de toneladas. Goiás, que está entre os grandes produtores do país, consome apenas cerca de 30% do que produz, sendo que os outros 70% vão para outros estados.

“A respeito de Pires do Rio, com sua população de 31.686 habitantes, vale ressaltar que o município está há mais de 30 anos desenvolvendo atividade avícola em seu território, promovendo cerca de 3 mil empregos diretos e mais de 2 mil indiretos, além de atrair oportunidades de negócios e de renda para a população, tendo instalado em seu município um modelo de integração vertical 2”, afirma Jamil Calife em justificativa à proposição. 

Para o deputado, conferir o título a Pires do Rio não apenas vai reconhecer sua importância nacional na produção avícola, como também destacar seu potencial como destino turístico e cultural diversificado. “Essa medida não só valoriza a identidade única de Pires do Rio, mas também promove o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico da região, consolidando-a como um centro de excelência tanto na indústria quanto no turismo".

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.