Secretário de Saúde explica medidas para redução da fila de espera por cirurgia
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasivel dos Reis, apresenta, neste momento, relatório detalhado sobre os trabalhos realizados pela pasta nos dois primeiros quadrimestres de 2025. A apresentação ocorre em audiência pública da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento.
“Temos visto uma expansão contínua de consultas e procedimentos especializados”, disse Rasivel, expondo números da primeira metade de 2025 em contraste com o mesmo período de 2024.
O secretário afirmou que, nos dois primeiros quadrimestres de 2025, foram feitas 56.426 cirurgias eletivas, mas há hoje uma fila de 23.129 pacientes aguardando por procedimentos. “Estamos trabalhando para reduzir essa fila de espera, trabalhando com a priorização”, afirmou. “Qualquer sistema de saúde no planeta possui lista de espera. O que a gente precisa fazer é uma adequada gestão das filas".
Para isso, explicou, vem sendo usado o Sistema de Saúde Integrada do Estado de Goiás (Sigo), que está sendo implantado estadualmente, com adesão, até o momento, dos municípios de Aparecida de Goiânia, Rio Verde e Anápolis. Desse modo, afirmou, há mais transparência quanto à espera e uma visão mais detalhada da fila de espera de cirurgias, o que permite, segundo Rasivel, um atuação mais criteriosa e eficiente.