Dados da Saúde mostram aumento de consultas especializadas e redução das mortalidades prematura e materna
Após apresentação de números referentes às cirurgias eletivas, o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasivel dos Reis Santos Júnior, apontou o aprimoramento da regulação de consultas especializadas em Goiás.
De acordo com o relatório, com o uso do sistema Saúde Integrada do Estado de Goiás (Sigo) e do painel Regulatron, o percentual de utilização das vagas aumentou de 42,77%, em janeiro, para 72,38% em agosto.
“Com o sistema integrado, são mais de 30 mil consultas marcadas automaticamente e, quando o paciente desiste, já entra outro da lista de espera. Então, isso otimizou muito a questão da consulta especializada”, pontuou Reis.
Redução das taxas de mortalidade prematura e materna
Em seguida, o secretário apontou a redução na taxa de mortalidade prematura pelo conjunto de quatro principais doenças crônicas não transmissíveis. O número caiu, de acordo com o Rasível, em mais de 100 por 100 mil habitantes. A redução exposta passou de 287,08 para 185,53. A estimativa era de 275, 71.
Já a redução de mortalidade materna foi de 53,6 mortes para cada 100 mil nascidos vivos. “Toda morte materna deve ser tratada como um evento catastrófico, porque 95% das mortes maternas são consideradas evitáveis”, frisou. “Estamos fazendo todo o esforço para não termos morte materna. Cada morte materna é investigada para sabermos o que devemos fazer para que ela seja evitada”, salientou o titular da pasta.