Ícone alego digital Ícone alego digital

Iniciativa de Peixoto reconhece santuário de Aparecida de Goiânia como patrimônio goiano

24 de Novembro de 2025 às 14:15

Está sob análise da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) um projeto de lei assinado por Bruno Peixoto (UB) para reconhecer a Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida de Goiânia, como Patrimônio Histórico e Cultural goiano. A matéria está contida no processo nº 28072/25, que se encontra no aguardo de parecer do relator Veter Martins (UB) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Na justificativa da proposição, o presidente da Alego explica que a história da paróquia, também conhecida pela população local como Igreja Matriz de Aparecida de Goiânia, e a criação do município de Aparecida de Goiânia estão diretamente ligadas. “A igreja é o marco do nascimento do município. A pedra fundamental da cidade, inclusive, está localizada na praça onde fica o santuário”, lembra Peixoto.

Ainda relembrando o histórico da igreja, Peixoto aponta que, em 1922, o padre missionário redentorista José Francisco Wand observou que a região precisava de uma igreja para acolher a comunidade. Para atender a essa necessidade, José Cândido de Queirós e outros três benfeitores, Abrão Lourenço de Carvalho, Antônio Batista de Toledo e Benedito Batista de Toledo, doaram terras para a fundação de uma igreja, nascendo assim, como é conhecida hoje, a Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida.

A primeira Santa Missa campal na igreja aconteceu no dia 3 de maio de 1922. Para isso, foi providenciada uma cruz de aroeira. Mais tarde, essa cruz foi transportada e fixada onde hoje é a praça que a igreja matriz foi construída. Vale lembrar que, após 100 anos, a cruz continua no mesmo lugar, fazendo memória ao acontecimento. A estrutura da igreja é a mesma de sua fundação. Em 1985, a igreja teve seu tombamento municipal reconhecido pelo Ministério Público de Goiás e, em 2018, a paróquia recebeu o título de santuário.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.