Ícone alego digital Ícone alego digital

Delegado Eduardo Prado quer revogação de artigo que autoriza parceria com o Ifag

10 de Novembro de 2025 às 15:45

Com o objetivo de promover alterações na Lei nº 23291, de 24 de março de 2025, que autoriza o Estado de Goiás a celebrar parceria com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), o deputado Delegado Eduardo Prado (PL) protocolou, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 27410/25. A proposta foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para distribuição à relatoria e emissão de parecer.

Com a iniciativa, o parlamentar busca revogar o artigo 1º da lei mencionada, sob a justificativa de incompatibilidade constitucional, citando decisão liminar proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 7885/GO e Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado de Goiás.

“A referida Lei nº 23291, de 2025, excepcionou indevidamente o procedimento de chamamento público previsto na Lei Federal nº 13019/2014 (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil), ao permitir a escolha direta e exclusiva de uma entidade privada específica, o Ifag, como parceira do Estado. Essa medida afronta diretamente os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, além de violar o regime nacional de contratações públicas, conforme o artigo 37, inciso XXI, da Constituição da República Federativa do Brasil”, observou Prado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.