Encanta Alego transformou o saguão do Palácio Maguito Vilela em palco de talentos musicais na manhã desta terça-feira
O saguão do Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), foi palco na manhã desta terça-feira, 11, de mais uma edição do programa Encanta Alego, evento promovido pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer da Casa de Leis. Servidores, visitantes e autoridades puderam assistir à programação, que teve início às 9 horas.
Participaram do evento o secretário de Cultura, Bill Guerra, e o diretor de Cultura, Ricardo Fortunato – ambos à frente da iniciativa que visa aproximar o Legislativo da sociedade por meio da arte. A presença especial do presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (União Brasil), reforçou o compromisso da Casa com ações que promovem inclusão e identidade cultural. "A Alego é uma Casa do povo, e a cultura é o elo poderoso entre o Legislativo e a sociedade", enfatizou Fortunato, ao saudar o público.
O Encanta Alego, que integra os projetos Terça Cultural e Quarta Clássica, surgiu como uma ponte para divulgar artistas regionais e transformar o local em um ponto de encontro da arte goiana.
A abertura ficou por conta do Coral Infantil de Nova Veneza, formado por 32 alunos da Escola Municipal Militarizada Fraim Faquim. Regido pela professora Iraildes Pereira, o grupo – também conhecido como Vocini di Veneza – completou 17 anos de existência, nascido do resgate da língua italiana na região.
A disciplina, incorporada à grade curricular dos estudantes desde o início do Festival Gastronômico de Nova Veneza, inspirou a formação do coral, que se tornou um celeiro de talentos. As crianças, entre 7 e 11 anos, encantaram o público com canções tradicionais italianas, como clássicos folclóricos que ecoam as raízes imigrantes da cidade, a 29 km de Goiânia.
Em seguida, o ritmo acelerou com as apresentações de dança de salão e dança contemporânea, lideradas por grupos formados em projetos assistenciais e culturais. Os bailarinos, orientados pelos professores Célia Silva, Rik Dance, Maurício da Guarda, Mauro Negrão, Raulen e Fran, trouxeram à tona a energia do forró, do samba e de coreografias modernas. Nas performances, foi celebrada a diversidade de ritmos goianos.
Já no encerramento, apresentou-se o grupo Valsa das Flores, integrado por idosos com mais de 70 anos.