Frente Parlamentar em Defesa da Vida e Contra o Aborto é instalada
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) instalou, na tarde desta terça-feira, 11, a Frente Parlamentar em Defesa da Vida e Contra o Aborto. A reunião ocorreu na Sala das Comissões Júlio da Retífica e foi conduzida pelo coordenador do colegiado, deputado Amauri Ribeiro (UB), responsável por conduzir a aprovação do regimento e a criação da frente.
Ao abrir os trabalhos, Amauri Ribeiro destacou os objetivos da frente parlamentar, afirmando que o grupo atuará na defesa da vida desde a concepção, com ações voltadas à proteção da gestante, à valorização da família e à oposição a iniciativas de legalização do aborto. Ao colocar o regimento interno em deliberação, o coordenador anunciou sua aprovação após a votação.
O parlamentar também comentou a recente aprovação, pela Câmara dos Deputados, de um projeto de decreto legislativo que derruba resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) sobre o tema. Ele classificou a medida como positiva e afirmou que a resolução permitiria “abrir caminho para o aborto até os nove meses de gestação, sem o consentimento dos pais”. Em sua avaliação, a proposta representaria um grave risco. “O aborto aos nove meses é um assassinato. Estamos falando de bebês completamente formados, com batimentos cardíacos, com movimentos, com vida. Legalizar isso seria legitimar a cultura da morte”, declarou.
Amauri também ressaltou que, segundo seu entendimento, a resolução concederia a menores de idade autonomia para decidir pela interrupção da gestação, o que considerou inadequado. “Um menor não pode votar, não pode ser punido pelos crimes que pratica, não pode dirigir, mas ele teria autonomia para ceifar uma vida. E, pior ainda, poderia fazer isso sem autorização dos pais”.
O deputado lembrou que a Alego já realizou audiência pública sobre o tema e afirmou que a instalação da Frente Parlamentar reforça o compromisso da Casa com o debate contínuo. Ele elogiou os parlamentares que apoiaram a derrubada da resolução, afirmando que demonstraram “coragem e compromisso com os valores morais e respeito à vida”, e concluiu expressando expectativa pela tramitação da matéria no Senado. “A vida venceu e continuará vencendo enquanto houver brasileiros dispostos a defendê-la”.
Além do coordenador Amauri Ribeiro, compõem a Frente Parlamentar em Defesa da Vida e Contra o Aborto os deputados Amilton Filho (MDB), Clécio Alves (Republicanos), Gugu Nader (Avante), Issy Quinan (MDB), Julio Pina (Solidariedade), Lincoln Tejota (UB), Rubens Marques (UB), Talles Barreto (UB) e Vivian Naves (PP).