Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão aprova processo que proíbe reconstituição do leite em pó importado

12 de Novembro de 2025 às 16:17

Os membros da Comissão Mista aprovaram, na tarde desta quarta-feira, 12, um projeto de autoria do deputado Amauri Ribeiro (UB) protocolado na Casa com o n° 26880/25. A matéria proíbe a reconstituição do leite em pó de origem importada para venda como leite fluido em Goiás. 

Além disso, o processo estabelece sanções às empresas que manterem essa prática. As multas previstas são de até 300 vezes a Unidade Padrão Fiscal (UPF) do Estado de Goiás, apreensão do produto e suspensão do registro sanitário das empresas que descumprirem a lei.

De acordo com a proposta, a fiscalização ficará a cargo das autoridades de defesa sanitária e os valores arrecadados com penalidades serão destinados ao Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária de Goiás (Fundepec) para projetos de apoio ao setor.

Na justificativa, Ribeiro afirma que o aumento das importações de leite em pó, sobretudo do Mercosul, tem prejudicado os produtores goianos e exposto o consumidor a riscos quanto à origem e qualidade do produto. O relatório favorável, acolhido por unanimidade no encontro de hoje, foi assinado pelo deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.