Em sessão itinerante proposta por Lucas do Vale, Legislativo homenageou colaboradores do Hospital do Câncer de Rio Verde
O Parlamento goiano homenageou 124 profissionais do Hospital do Câncer de Rio Verde, em sessão solene itinerante na manhã desta segunda-feira, 17, no Centro de Convenção Teatro Lauro Martins. E evento foi iniciativa do deputado Lucas do Vale (MDB), representante do município na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Instituição filantrópica em funcionamento desde 1991, o hospital oferece diagnóstico, prevenção e tratamento oncológico pelo SUS para o sudoeste goiano, atendendo pacientes de cerca de 30 municípios. São cem leitos de internação, quatro salas de centro cirúrgico e UTI com dez leitos. Em 2024, o hospital passou a contar com uma ala de quimioterapia de pronto-atendimento 24 horas. O próximo objetivo é a abertura de uma ala de radioterapia, que está em construção e em fase de busca de credenciamento junto ao Ministério da Saúde.
Além de Lucas do Vale, compuseram a mesa da sessão seus pais, o ex-prefeito de Rio Verde (2017-2024) e hoje secretário de Governo da cidade, Paulo do Vale, e a psicóloga Lilian Martins do Vale; a esposa de Lucas, Ana Luiza Cruvinel; o prefeito do município, Dr. Wellington Carrijo (MDB); a presidente do Hospital do Câncer, Ana Paula Marques Rizzi; o diretor técnico do hospital, Leonardo Vieira do Carmo; e a ex-presidente do hospital e hoje diretora administrativa do Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Centro, Célia Lemes.
Seis vereadores do município estiveram presentes. Lucas do Vale lhes agradeceu a eles, lembrando que alguns, do mesmo modo que ele, destinam emendas ao hospital.
Nefrologista e com mais de dez anos de atuação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o deputado pediu uma salva de palmas aos profissionais do hospital após pontuar que, na luta contra o câncer, o acolhimento oferecido por eles é crucial. “Não adianta ter estrutura e não ter o acolhimento. Podem ter certeza de que o trabalho de vocês está fazendo diferença na vida de muitas pessoas.”
O parlamentar também ressaltou a importância de se ter à disposição um tratamento de câncer no sudoeste, evitando deslocamento até outras regiões goianas. Destacou, ainda, que a verba do Governo Estadual destinada ao Hospital do Câncer subiu de R$ 2 milhões anteriormente para R$ 14 milhões na atual gestão estadual.
Médico intensivista, Dr. Wellington Carrijo lembrou ter sido plantonista com Lucas do Vale no próprio Hospital do Câncer e de ter sido convidado por Paulo do Vale para ser superintendente de Saúde em Rio Verde.
Celebrar a vida
Dizendo que “construir [um hospital] é difícil, manter é muito mais”, o prefeito do município fez um agradecimento especial aos colaboradores homenageados: “O mais importante é celebrar a vida de vocês, que fazem o dia a dia do hospital”.
A presidente do Hospital do Câncer, Ana Paula Marques Rizzi, recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e falou em nome de todos os homenageados. Sobre a futura ala de radioterapia, disse que não é apenas uma obra, um número, um projeto no papel: "É a oportunidade de um pai continuar trabalhando, de uma mãe continuar cuidando do filho, de uma família manter a rotina sem sofrimento desnecessário”.
A gestora complementou, afirmando que a radioterapia para a comunidade permite que alguém seja tratado perto de casa, no seu território afetivo, sem viajar horas e horas. "Muitas vezes, é a diferença entre viver e não viver.”
A ex-presidente do hospital Célia Lemos lembrou ter tido ela mesma câncer de mama e disse ser difícil não se emocionar ao agradecer cada um dos funcionários.
Nefrologista como Lucas, Paulo da Vale declarou que a homenagem deixa uma mensagem muito clara aos colaboradores do hospital: "Vocês não estão sozinhos; nós, como homens públicos, estamos sempre ao lado de vocês, buscando a cada dia ferramentas e condições para vocês fazerem o melhor por Rio Verde e pelo sudoeste goiano”.
Paulo recordou que, durante sua gestão à frente da cidade, pacientes com covid tiveram que ser transferidos para o Hospital do Câncer. “Foi um desafio. Naquele momento o mundo reconheceu os profissionais da saúde. Em nenhuma guerra houve tantos heróis como naquele momento. Vocês colocaram a própria saúde em risco. Minha gratidão a todos vocês.”