Ícone alego digital Ícone alego digital

Na pauta de votação de hoje, projetos parlamentares e do Governo

18 de Novembro de 2025 às 09:30
Na pauta de votação de hoje, projetos parlamentares e do Governo

O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás realiza sessão ordinária deliberativa a partir das 15 horas desta terça-feira, 18. Na pauta do encontro constam várias proposituras em primeira e segunda votações. Um dos destaques, em votação final, é o projeto que impede que pessoas condenadas na Lei Maria da Penha assumam cargos comissionados na administração estadual. Também serão votados mensagens da Governadoria que foram apreciadas, em primeira fase, na sessão da tarde desta segunda-feira, 17.

Os deputados realizam, a partir das 15 horas desta terça-feira, sessão deliberativa para deliberação de vários projetos em fase de primeira e segunda discussão e votação. Entre os destaques da segunda sessão ordinária da semana, estão a criação de políticas públicas, inclusão de datas comemorativas no calendário estadual, reconhecimento de patrimônios culturais imateriais e alterações de leis.

Ao todo, 23 processos serão apreciados em segunda discussão e votação. Nesta fase, constam iniciativas como a n° 5285/21, do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), que veda a nomeação para cargos em comissão de pessoas condenadas pela Lei Federal n° 11.340/2006 (Lei Maria da Penha). A propositura n° 6752/23, do deputado André Premium (Avante), dispõe sobre a criação da Política Goiana de Incentivo ao Jovem Aprendiz na Ciência no Estado de Goiás.

Além disso, na segunda fase, estão os projetos que instituem a Política de Incentivo ao uso de Veículos Elétricos, a Bateria e a Célula Combustível e a Política Estadual de Incentivo à Implementação de Telhados Verdes. Tem também a propositura que estabelece a obrigatoriedade de informação sobre a tipagem sanguínea e o fator Rh nos exames de sangue realizados em hospitais e laboratórios.

E em primeira fase de discussão e votação estão 32 proposituras. Entre elas, a proposta n° 24599/25, do deputado Coronel Adailton (Solidariedade), que altera a Lei n° 18.807, de 9 de abril de 2015, a qual institui a Política Estadual de Acolhimento e Assistência à Mulher Vítima de Violência. Outro projeto que prevê alteração de lei é de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), e dispõe sobre a alteração da legislação que institui a Política Estadual de Atenção Integral aos Portadores de Fibromialgia.

Há, também, um projeto que visa instituir uma Semana Estadual dedicada à valorização dos Profissionais da Área da Saúde. E a proposta que estabelece o Mês Estadual "Julho Dourado". EsTa iniciativa é focada na conscientização pública sobre a importância da vacinação de animais como medida de prevenção de doenças e zoonoses.

Ao todo serão deliberadas 74 proposituras, incluindo os pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Para mais informações sobre as matérias já constantes da Ordem do Dia para a sessão ordinária desta terça-feira, 18, consulte a pauta prévia.

Sessões ordinárias

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Assembleia Legislativa (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do YouTube. Dessa forma, a população tem a oportunidade de acompanhar as discussões e votações de todas as matérias em pauta.

A Ordem do Dia, que é a fase mais importante da sessão, envolve a discussão e votação das matérias em destaque. Cada projeto de lei é analisado e debatido pelos deputados antes de ser votado. Esse momento é crucial para a democracia, pois é quando os parlamentares têm a oportunidade de defender suas proposições, ou argumentar contra as matérias das quais discordam.

As decisões tomadas na Assembleia Legislativa têm impacto direto na vida da população. Por isso, é fundamental que os cidadãos acompanhem o trabalho dos parlamentares e participem das decisões, dando a sua opinião e, assim, contribuindo para o aprimoramento da democracia.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.