Amauri Ribeiro critica importação de leite no país e afirma concorrência desleal com produtor
O deputado Amauri Ribeiro (UB) foi o quarto a fazer uso da palavra durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária desta terça-feira, 18, e aproveitou a oportunidade para exibir um vídeo no qual um produtor rural pede socorro em nome de todos os pequenos produtores de leite de Goiás.
No vídeo, o produtor explica que recebe cerca de R$ 1,79 por litro de leite vendido, sendo que, para produzi-lo, gasta cerca de R$ 2,20, uma situação que, segundo ele, já se estende por seis meses. “Precisamos de apoio, deputado Amauri. O Governo Federal permite a entrada de leite de outros países e desvaloriza nosso produto”, disse no vídeo.
Em seguida, Ribeiro reforçou a dificuldade dos produtores que “estão pagando para trabalhar. O Governo Federal não entende a realidade desses produtores”, afirmou. “Antigamente, tínhamos um meio de fiscalização, o antidumping, que não permitia a entrada de produtos importados no Brasil com um preço mais baixo que o nosso. O Governo Federal proibiu isso e abriu a porteira”, criticou.
Por fim, o parlamentar afirmou se tratar de uma quebradeira em larga escala no país e convocou os colegas, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e os sindicatos para se movimentarem. “Nossa briga é em Brasília. Conclamo todos os produtores rurais para irmos para a Esplanada e mostrar a realidade. Volto a dizer, precisamos da Faeg para nos organizar”, concluiu.