Wagner Camargo Neto defende mais autonomia para os estados
Terceiro a discursar na sessão ordinária desta terça-feira, 18, o deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade) convidou os colegas parlamentares para participarem da 1ª Marcha dos Deputados Estaduais, que acontece nos dias 24 e 25 deste mês, em Brasília. Segundo ele, o objetivo do encontro é defender maior autonomia para as Assembleias Legislativas do país.
Neto afirmou que, por ser um país continental e constitucionalista, o Brasil precisa evoluir de forma mais efetiva no âmbito legislativo. “Infelizmente nós temos diferenças regionais muito grandes e também entre os estados da nossa federação. E muitas vezes nós nos deparamos com uma lei única, um regime geral, que nos limita muito de poder ter as legislações próprias, de poder avançar em vários aspectos”, disse.
O parlamentar citou como exemplo a reforma tributária, que, na avaliação dele, representou um atraso para o país por não considerar as diferenças regionais. Ele argumentou que um dos instrumentos de desenvolvimento dos estados mais pobres é a industrialização e que, para isso, essas unidades federativas precisariam ter carga tributária diferenciada, mais atrativa para as empresas.
Camargo Neto também mencionou a segurança pública e a reforma administrativa em tramitação no Congresso Nacional como temas em que os deputados estaduais deveriam ter mais autonomia. “O que eu vejo é que o Brasil precisa fazer como os Estados Unidos: existe autonomia legislativa em cada um dos seus estados, que formam o Estado americano”, afirmou.