Ícone alego digital Ícone alego digital

Executivo sanciona redução do teto para pagamento de precatórios

24 de Novembro de 2025 às 09:55

O valor máximo para Requisições de Pequeno Valor (RPVs) no acerto de precatórios foi reduzido para dez salários mínimos, em substituição ao limite anterior de 40 salários. A medida consta na Lei Estadual nº 23.848, de 14 de novembro de 2025, assinada pelo governador Ronaldo Caiado (UB).

O precatório é uma solicitação de pagamento expedida pelo Judiciário para que órgãos públicos paguem dívidas resultantes de processos judiciais em que não cabem mais recursos.

A iniciativa para o ajuste do montante partiu da Secretaria de Estado da Economia, sob o argumento de que a elevação, realizada anteriormente, provocou aumento expressivo das despesas do Tesouro Estadual, especialmente nos repasses ao Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).

Segundo a pasta, com a medida, o objetivo é restabelecer o equilíbrio financeiro e garantir a sustentabilidade das contas públicas, a fim de assegurar a continuidade da política de adimplência do Estado de Goiás.

A nova lei entrou em vigor na data de sua publicação.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.