Delegado Eduardo Prado propõe homenagem a médico e a delegada radicados em Goiás
O deputado Delegado Eduardo Prado (PL) apresentou os projetos de lei nº 29944/25 e nº 29945/25 para conceder o Título Honorífico de Cidadania Goiana a Alírio Marques Damasceno e a Caroline Gonçalves de Araújo, respectivamente. Ambos os projetos foram encaminhados à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para relatoria.
Natural de Paulistana (PI), nascido em 1947, Alírio Marques Damasceno formou-se em medicina e construiu trajetória marcada por dedicação à saúde, prestando atendimento ético e humanizado em instituições como o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e o Hospital Municipal Dr. Geraldo Landó, em São Luís de Montes Belos.
Segundo Prado, além da atuação médica exemplar, Damasceno destacou-se na vida pública como vereador por dois mandatos no município de Sanclerlândia, presidindo a Câmara Municipal e, posteriormente, exercendo a função de secretário de Saúde, sempre orientado pelo interesse coletivo e pelo fortalecimento das políticas públicas locais. O processo será relatado, na CCJ, pelo deputado Charles Bento (MDB).
A segunda homenageada, Caroline Gonçalves Araújo, é formada em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especializações nas áreas penal e investigativa, e, conforme Eduardo Prado, estabeleceu em Goiás uma atuação marcada pela competência jurídica, defesa da justiça e proteção dos direitos humanos.
Como delegada da Polícia Civil, Araújo consolidou trajetória de destaque pela condução responsável de investigações sensíveis, sempre guiada pela ética, responsabilidade institucional e respeito à dignidade humana. Ela atuou em unidades especializadas de atendimento à mulher, crianças e adolescentes, prestando relevante serviço público em municípios como Uruaçu e Trindade, fortalecendo redes de amparo às vítimas de violência.
Na CCJ, o processo encontra-se com o deputado Amauri Ribeiro (UB) para ser relatado.