Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado Talles Barreto quer tornar obrigatória presença de farmacêutico nas unidades básicas de saúde do Estado de Goiás

01 de Dezembro de 2025 às 15:00
Crédito: Will Rosa
Deputado Talles Barreto quer tornar obrigatória presença de farmacêutico nas unidades básicas de saúde do Estado de Goiás
Deputado Talles Barreto

O deputado Talles Barreto (UB) protocolou, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 30138/25, que torna obrigatória a presença de profissional farmacêutico, devidamente habilitado e inscrito no Conselho Regional de Farmácia, nas unidades básicas de saúde (UBSs) do Estado de Goiás.

Barreto justifica que a presença do farmacêutico na UBS constitui medida essencial para a segurança do paciente, a eficiência terapêutica e a redução de riscos relacionados ao uso inadequado de medicamentos.

“A atuação do farmacêutico nas UBSs é fundamental para qualificar o cuidado e garantir o uso seguro e racional de medicamentos. Sua atuação contribuirá diretamente para a redução de eventos adversos, erros de medicação e interações medicamentosas potencialmente fatais, fortalecendo a segurança do paciente”, escreve o parlamentar.

Ainda na proposta, Talles afirma que o trabalho desse profissional diminui a necessidade de internações e reduz o tempo de permanência dos pacientes nos serviços hospitalares. “Como consequência, há também uma significativa otimização dos recursos públicos, com redução dos custos assistenciais e maior eficiência no sistema de saúde”, justifica.

A proposta será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa, onde será distribuída para a relatoria de um deputado membro do colegiado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.