Ícone alego digital Ícone alego digital

Governadoria quer aditamento à LOA 2026 em busca de equilíbrio econômico e fiscal

01 de Dezembro de 2025 às 08:18

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) recebeu da Governadoria o projeto de lei n° 30063/25, que propõe um aditamento à Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2026, em tramitação sob o processo n° 24418/2025. O ajuste, solicitado pela Secretaria de Estado da Economia (Economia), visa compatibilizar o Anexo I da LOA, que consolida os quadros orçamentários, com recentes alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025 e 2026. O projeto vai ser distribuído para relatoria na Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento.

A Economia justifica a medida como necessária para viabilizar a concessão de incentivos financeiro-fiscais relacionados aos programas Fomentar, Produzir, Microproduzir e Progredir. Além disso, a mudança permitirá a remissão de créditos tributários do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e a instituição de um programa de recuperação de crédito sobre outros tributos estaduais.

Ao oferecer condições especiais de pagamento e negociação, o Governo de Goiás espera elevar o índice de recuperação de créditos, reduzir a inadimplência e, consequentemente, ampliar a arrecadação imediata do Estado. Essa estratégia é vista como um meio de favorecer a continuidade das atividades produtivas e a preservação de empregos, garantindo maior previsibilidade ao fluxo de caixa estadual e reforçando a capacidade de financiar políticas públicas essenciais, alinhando a eficiência arrecadatória com o desenvolvimento econômico. A alteração incidirá exclusivamente, portanto, no Demonstrativo da Renúncia de Receita do Anexo I.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.