Amauri Ribeiro comandou nesta terça-feira, 2, sessão solene para entrega da Medalha Pedro Ludovico Teixeira
Por iniciativa do deputado Amauri Ribeiro (UB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sessão solene extraordinária nesta terça-feira, 2, em que foram condecorados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira pessoas que se destacam no Estado nos mais diversos setores.
Além de Ribeiro, participaram da mesa diretiva: o ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL); o comandante do 19º Comando Regional da Polícia Militar do Estado (19º CRPM), tenente-coronel Mendonça; o assessor adjunto de assistência do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), major Rogério; o chefe de gabinete da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Rogério Percussor; e a jornalista e publicitária Lucy Silva Serra de Medeiros.
Após abrir a sessão Amauri Ribeiro fez uso da palavra afirmou que o Brasil vive um "momento de covardia" e questionou decisões judiciais que, segundo ele, atingiram pessoas e autoridades que representam setores da direita brasileira. Ele citou casos de prisões, cassações e processos envolvendo militares, parlamentares e apoiadores e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que muitos teriam sido injustamente condenados ou perseguidos. O deputado manifestou sua inconformidade com situações que considera discrepantes, mencionando investigados que permanecem soltos enquanto outros, em sua avaliação, enfrentam punições desproporcionais.
O parlamentar discorreu sobre a cassação do ex-deputado Fred Rodrigues, o que, em sua opinião, foi indevido. Ribeiro afirmou que mais de 40 mil votos foram anulados e ressaltou que decisões tomadas em plenário virtual, segundo ele, não respeitaram o mérito do processo.
Por fim, o deputado afirmou que pessoas que defendem princípios alinhados à direita enfrentam dificuldades e perseguições e defendeu que os cidadãos mantenham firmeza em seus valores.
Votos anulados
Fred Rodrigues também se pronunciou e relembrou episódios envolvendo sua cassação, afirmando que o mandato foi retirado dele e da população goiana. Disse ainda que os 42.784 votos recebidos foram anulados em Brasília, após decisões tomadas em plenário virtual, e mencionou ser, segundo ele, o primeiro deputado cassado nesse formato.
Rodrigues apontou que considera haver injustiças e perseguições no país, especialmente contra figuras alinhadas à direita. Ele citou que o antigo entendimento de que futebol, religião e política não se discutem teria servido, em sua visão, para manter a população passiva enquanto esses espaços eram ocupados por outros grupos.
O ex-deputado também mencionou a trajetória do deputado Amauri Ribeiro, anfitrião da sessão, afirmando que o parlamentar enfrenta perseguições e continua defendendo projetos apresentados no período em que ambos atuaram juntos.
Rodrigues finalizou afirmando que indivíduos que buscam agir em defesa do país precisam estar preparados para enfrentar dificuldades e perseguições, reforçando que, em sua visão, a vida tranquila seria sinal de que algo está errado.” Vocês devem pedir força a Deus para suportar desafios, e continuarem fazendo o que é correto”,
O comandante do 19º CRPM, tenente-coronel Mendonça, lembrou que hoje há muitos integrantes das forças de segurança pública, representados pela Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e Corpo de Bombeiros, sendo homenageados. "Estamos aqui com vários condecorados que trabalham diariamente para dar proteção à sociedade e trazer paz e segurança. Ser agraciado por uma pessoa como o deputado Amauri Ribeiro tem um peso superior, pois ele não faz isso por politicagem."
Assessor adjunto de assistência do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), major Rogério fez seu pronunciamento, para agradecer a honraria recebida. Ele disse que não conhecia a figura do deputado Amauri Ribeiro, mas conheceu o homem Amauri quando esteve com ele no Rio grande do sul, na enchente que devastou Porto Alegre.“Naquela ocasião, ele fez coisas que ninguém sabe, chegando ao ponto de entregar seu cartão de crédito pessoal e pedir para comprar o básico para as pessoas naquele lugar. E isso não foi para os holofotes. Então essa honraria que o senhor entrega hoje representa tudo aquilo que o Corpo de Bombeiros também acredita.”
Exceção como regra
O chefe de gabinete da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Rogério Percussor, agradeceu em nome da entidade e disse que, infelizmente, a exceção virou regra, todos aqueles que trabalham perderam seus direitos em nome da minoria que não trabalha e vive de doações do governo. "Agradeço e parabenizo todos os homenageados", disse.
A jornalista Lucy Silva disse que a sociedade está vivendo um momento em que as pessoas são obrigadas a se encaixar num perfil. "Mas podemos ser mulher patriota e de direita, inclusive sentindo que arde o nosso coração. Um dos nossos papéis é de fato orar pela nossa nação. Aplaudo de modo especial as mulheres, pois sei que temos uma jornada dupla, mas ainda conseguimos ter no coração, Deus, pátria e família. Parabéns para todos vocês."
Posteriormente, quebrando o protocolo, Amauri Ribeiro abriu a fala para todas as pessoas que participavam da sessão solene extraordinária.