Wagner Camargo Neto discursa em apoio aos produtores de leite em Goiás
Quinto a falar durante a discussão da Ordem do Dia desta terça-feira, 2, o deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade) expressou a sua preocupação com o cenário do setor lácteo goiano. Segundo ele, “há queda representativa do valor do leite”, o que Neto relaciona ao aumento das importações de leite em pó.
Wagner afirmou que, na cidade de Itapuranga, o litro era vendido, pelo produtor, a R$2,70 e, custa, hoje, aproximadamente R$ 1,90. “Nós não podemos simplesmente ignorar isso, já passou do momento de estabelecer um valor mínimo representativo”, clamou.
O parlamentar defendeu que a pecuária leiteira em Goiás é conduzida, principalmente, por pequenos produtores. Nesse sentido, disse que a situação atual prejudica pessoas que, muitas vezes, “dependem exclusivamente dessa renda para sobreviver”. Além disso, ele alegou que é uma atividade com altos custos de produção.
Ainda em tempo, Camargo também comentou sobre a inclusão da tilápia na Lista Nacional Oficial de Espécies Exóticas Invasoras da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), medida tomada no início de novembro e que vem preocupando os piscicultores.
"É um peixe de origem africana, mas que o Brasil produz há décadas e exporta para muitos países. Considerar ele um peixe que está prejudicando a nossa cadeia natural é uma decisão arbitrária. Não foi motivada por preocupação com meio ambiente, e o prejuízo econômico não foi levado em conta”, opinou Wagner Neto.