Pessoal da pasta de Relações Institucionais de Goiás recebe honrarias do Poder Legislativo em solenidade de Amilton Filho
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na tarde desta segunda-feira, 8, sessão solene extraordinária para honrar servidores públicos ligados às relações institucionais. Na ocasião, foram concedidos o Título Honorífico de Cidadania Goiana, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e o Certificado do Mérito Legislativo, por iniciativa do deputado Amilton Filho (MDB). O evento teve lugar no Plenário Iris Rezende.
Fizeram parte da mesa dos trabalhos, além do autor da propositura, o secretário de Estado de Relações Institucionais, Armando Vergílio dos Santos Júnior, representando o governador Ronaldo Ramos Caiado (UB); a presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereadora Andreia Rezende (Avante); o vereador Lucas de Castro Santos (MDB), representando a Câmara Municipal de Goiânia; e o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Talles Barreto (UB).
Também fizeram parte da mesa os servidores públicos que integram os quadros da Procuradoria Setorial da Secretaria de Estado de Relações Institucionais de Goiás (Serint): o chefe da seção, César Augusto Dias Rosa; o subsecretário de Articulação e Gestão da Serint, Antônio Pereira Carneiro Neto; a superintendente de Gestão de Emendas Parlamentares, Mariana Mendonça Ribeiro; o comandante-gestor do Colégio Estadual da Polícia Militar de Anápolis, tenente-coronel Sérgio Lima; o prefeito de Abadiânia, Itamar Vieira (PP); o chefe de gabinete de Representação de Goiás em Brasília, Renatho Melo; e o prefeito de Petrolina de Goiás, Tiago Pacheco (UB).
Discursos
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Talles Barreto (UB), utilizou a tribuna para destacar o trabalho das forças de segurança de Goiás. Em seu discurso, ele afirmou que a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Penal e a Polícia Técnico-Científica, juntas permitem que a gestão do Estado se orgulhe de ter a melhor segurança pública do Brasil.
Barreto argumentou que a segurança pública é um dos grandes pilares que tornaram Goiás o segundo Estado que mais recebe pessoas de outras regiões do país. Segundo ele, famílias de estados vizinhos como Bahia, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Maranhão estão escolhendo Goiás como novo lar, buscando a qualidade de vida e a segurança que o Estado oferece, o que gera um fluxo constante de novos residentes.
O parlamentar também listou os avanços do Governo nas áreas de educação, saúde e infraestrutura, ressaltando o alcance do primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ensino fundamental nível 2 e ensino médio, um feito que ele atribuiu à prioridade dada pelo governador Ronaldo Caiado.
Na sequência, o deputado Amilton Filho ressaltou acertos da gestão Caiado ao montar uma equipe com alto nível técnico, citando o trabalho inicial de Lucas de Castro Santos e a continuidade dada por Armando Vergílio. O parlamentar dedicou parte do discurso ao reconhecimento dos dois, destacando a valiosa contribuição do grupo no aperfeiçoamento da relação entre o Governo e o Poder Legislativo.
“Esse esforço técnico-político, continuado com sucesso por Armando Vergílio, possibilitou a realização de ações públicas em todos os 246 municípios goianos, com emendas para todos os deputados, algo que não teria sido possível sem o suporte competente da equipe”, reforçou Amilton.
Um dos pontos centrais da fala do legislador foi o reconhecimento ao trabalho voltado à Advocacia Dativa, por remunerar advogados que atuam na defesa de pessoas sem condições de arcar com custos jurídicos. “A regularização dos pagamentos dos advogados dativos estimulará mais profissionais, inclusive altamente qualificados, a prestarem assistência jurídica em todas as cidades, garantindo às pessoas carentes o acesso à Justiça”, apontou.
Também fez uso da tribuna a vereadora Andréia Rezende (Avante), presidente da Câmara Municipal de Anápolis, que enalteceu o comprometimento funcional dos homenageados na vida dos cidadãos goianos, especialmente dos anapolinos. “Eu acompanho o trabalho de vocês nas Relações Institucionais da Câmara de Anápolis, mas, sobretudo, ressalto a fala do meu irmão, o deputado Amilton Filho. A atenção, o zelo e o cuidado com cada demanda, vocês transformam a vida de todos os goianos”, enfatizou.
Título de Cidadania Goiana
O Título de Cidadania Goiana, proposto pelo deputado Amilton Filho (MDB), foi entregue ao chefe da Procuradoria Setorial da Secretaria de Estado de Relações Institucionais de Goiás (Serint), César Augusto Dias Rosa.
“Receber o Título Honorífico de Cidadania Goiana é um momento de muita satisfação na minha vida, vou carregar para sempre isso, espero ficar em Goiás até a minha aposentadoria, pelo menos. Neste Estado é muito bom de se viver, diferente do meu de origem, o Rio de Janeiro, que passa por vários problemas na segurança pública”, enfatizou César Augusto.
Natural de Barra Mansa (RJ), César Augusto é bacharel em direito pela Universidade de Barra Mansa (UBM) e possui pós-graduações em direito público (Estácio, 2019) e advocacia pública (Iajuf/Unirios, 2021).
Sua trajetória profissional é marcada por aprovações em concursos públicos de elevada competitividade, fato que, segundo a justificativa apresentada por Amilton Filho, “evidencia a sua competência técnica e compromisso com a administração pública”. Após ser aprovado em diversos certames, César Augusto optou por integrar o quadro da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO), onde tomou posse em setembro de 2022.
Medalha Pedro Ludovico Teixeira
Agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, o ex-secretário de Relações Institucionais e atual vereador, Lucas de Castro Santos (MDB), iniciou sua fala, na tribuna, agradecendo a honraria.
Lucas relembrou a honra de ter sido convidado pelo governador Ronaldo Caiado para assumir a Secretaria de Estado de Relações Institucionais (Serint), e fez um breve retrospecto, principalmente em Brasília: “Na Câmara, contribuí para a articulação do Orçamento Impositivo, que estava começando, e na aprovação de normas importantes, como o projeto de lei complementar que permitiu a Goiás entrar no Regime de Recuperação Fiscal, acatado em tempo recorde no Congresso Nacional”, relatou.
O homenageado mencionou que, ao ser convidado para a Serint, muitos diziam que a pasta era "apagada" ou "sem expressão", no entanto, encerrou seu discurso com uma reflexão que aprendeu com seu pai. "Não existe secretaria forte ou secretaria fraca, existe secretaria que tem secretário bom e que não tem secretário bom".
Certificado do Mérito Legislativo
Após a entrega do Título Honorífico de Cidadania Goiana e das medalhas do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, deu-se início à entrega do Certificado do Mérito Legislativo.
Foi convidado para falar em nome dos homenageados, o secretário de Estado de Relações Institucionais (Serint), Armando Vergílio dos Santos Júnior, que, na oportunidade, também representou o governador Ronaldo Caiado (UB). Suas primeiras palavras foram: “É uma grande alegria receber essa homenagem e estar representando o governador Caiado, o melhor do Brasil! ”, exclamou.
Além disso, o secretário relatou algumas realizações da Serint na sua gestão. “Nós conseguimos colocar o pagamento da advocacia dativa em dia, resolvendo o problema de profissionais fundamentais para a defesa das pessoas com hipossuficiência, nas demandas jurídicas. Ainda, na próxima segunda-feira, 15, teremos o evento de entrega de benefícios para 206 municípios”, destacou.