Ícone alego digital Ícone alego digital

Legislativo rende homenagem a profissionais de diversos segmentos, em sessão solene promovida por Bruno Peixoto

09 de Dezembro de 2025 às 06:45
Crédito: Will Rosa
Legislativo rende homenagem a profissionais de diversos segmentos, em sessão solene promovida por Bruno Peixoto
Sessão solene de entrega de Título de Cidadania Goiana

Por iniciativa do presidente do Legislativo goiano, deputado Bruno Peixoto (UB), em sessão solene realizada na noite dessa segunda-feira, 8, homens e mulheres de diversos segmentos profissionais foram condecoradas com Certificado do Mérito Legislativo, Título de Cidadania  Goiano, Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e a Comenda Washington Novaes. Empresários, procuradores do Legislativo goiano, educadores físicos, médicos, promotor de justiça e outros profissionais estiveram entre os homenageados.

Na mesa diretiva dos trabalhos, além do propositor da solenidade, estiveram: o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Coronel Adailton (Solidariedade); a procuradora-geral da Alego, Andreya da Silva Matos Moura; o promotor de justiça do Ministério Público e secretário substituto e diretor de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Rodney da Silva; a diretora de Previdência da Goiás Previdência (Goiasprev), Milena Guilherme Dias; o diretor de Participação Popular da Alego, Elias Vaz de Andrade; e o presidente da Associação dos Procuradores da Alego, Edmarkson Ferreira De Araújo.

Ao saudar os presentes, Bruno Peixoto falou da satisfação e do orgulho em reconhecer o trabalho das pessoas que tanto contribuem com o desenvolvimento da cidade e do Estado. “Tenho certeza que o trabalho de cada um de vocês contribuiu, de maneira significativa, para a melhoria da qualidade de vida da nossa população.”

Primeira oradora da noite, a procuradora-geral da Alego, Andreya da Silva Matos Moura, agradeceu, especialmente, as homenagens concedidas aos procuradores da Casa, o que ela considera uma demonstração de valorização da procuradoria e da atribuição dos profissionais no Parlamento. 

Ela ressaltou que, ao conceder cidadania goiana a procuradores, o Legislativo não está apenas fazendo uma homenagem, está reconhecendo um laço que nasceu com o trabalho, o compromisso e o afeto. “É dizer: vocês pertencem a Goiás, aos goianos e goianas. Nós gostamos de vocês, nós os reconhecemos como parte da nossa história”.

Pelo bem comum

Moura também falou sobre o trabalho dos procuradores da Assembleia Legislativa, destacando que a atuação desses profissionais acontece longe dos holofotes, mas que assegura que as decisões da Casa estejam alinhadas à legalidade, à constitucionalidade e guiadas pelo bem comum. “Hoje esse título reconhece não apenas o que vocês fizeram, ele reforça a confiança no que vocês ainda farão. É um convite para que continuem sendo âncoras institucionais, guardiões da segurança jurídica, defensores da ética e da transparência. Goiás precisa e continuará precisando dessa força técnica e moral que vocês representam”, afirmou, dirigindo-se aos colegas.

Após receber o Título de Cidadania Goiana, o diretor de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Rodney da Silva, discursou. Sobre a terra que o acolheu, ele afirmou que Goiás não é apenas um lugar, é uma vocação de permanência, uma herança de valores, um modo de reconhecer o outro com respeito, com firmeza e serenidade. "Agradeço, com sincera reverência, a esta Casa e a todos que tornaram possível este momento.”

Silva sublinhou que a honraria recebida é um compromisso com a ética e com a dignidade de causas em que vale a pena acreditar. Ele também agradeceu a todos que estiveram com ele em sua caminhada de vida, pessoas com quem compartilha a homenagem recebida. Ao encerrar o discurso, se comprometeu a honrar o título recebido com dedicação ainda maior ao Estado. “Levaremos Goiás conosco, não como adorno, mas como direção. Guardaremos essa cidadania como quem guarda uma responsabilidade e a retribuiremos com presença, lealdade e muito serviço prestado ao povo goiano.”

Na sequência, Bruno Peixoto entregou à procuradora da Casa por mais de 30 anos, Sandra Maria de Azevedo Simon Camelo, o Título de Cidadã Goiana.

Servindo à população

Em seu discurso, o deputado Coronel Adailton fez questão de citar, nominalmente, todos os homenageados da noite, segundo ele pela importância de cada uma das personalidades. “Eu agradeço muito a oportunidade de estar deputado estadual e participar de uma homenagem que traz à baila o reconhecimento a profissionais de tão alto gabarito, inclusive muitos deles que nos servem, que servem à população de Goiás, por meio da  nossa Assembleia Legislativa.”

Condecorado com a Comenda Washington Novaes, o diretor de Participação Popular da Alego, Elias Vaz de Andrade, também fez uso da palavra. Ele agradeceu a Bruno Peixoto pela confiança em seu trabalho e pontuou que se sentia feliz pela homenagem recebida por dois motivos. O primeiro é o tema, que sempre chamou sua atenção, sobretudo pela relevância atual da questão das mudanças climáticas. Em segundo lugar, porque, segundo Vaz, teve o privilégio de conhecer e conviver com Washington Novaes, um jornalista que atuou sempre na área ambiental, sendo uma referência mundial, jornalista premiado em vários países do mundo por sua atuação na questão ambiental e que fez opção de morar em Goiás.

“Receber hoje uma homenagem com um tema como esse, com o nome de Washington Novaes, é um motivo de muita alegria, e mais uma vez, eu agradeço, presidente, pela confiança e pela iniciativa de ter me dado essa homenagem”, disse Andrade.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.