Legislativo rende homenagem a profissionais de diversos segmentos, em sessão solene promovida por Bruno Peixoto
Por iniciativa do presidente do Legislativo goiano, deputado Bruno Peixoto (UB), em sessão solene realizada na noite dessa segunda-feira, 8, homens e mulheres de diversos segmentos profissionais foram condecoradas com Certificado do Mérito Legislativo, Título de Cidadania Goiano, Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e a Comenda Washington Novaes. Empresários, procuradores do Legislativo goiano, educadores físicos, médicos, promotor de justiça e outros profissionais estiveram entre os homenageados.
Na mesa diretiva dos trabalhos, além do propositor da solenidade, estiveram: o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Coronel Adailton (Solidariedade); a procuradora-geral da Alego, Andreya da Silva Matos Moura; o promotor de justiça do Ministério Público e secretário substituto e diretor de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Rodney da Silva; a diretora de Previdência da Goiás Previdência (Goiasprev), Milena Guilherme Dias; o diretor de Participação Popular da Alego, Elias Vaz de Andrade; e o presidente da Associação dos Procuradores da Alego, Edmarkson Ferreira De Araújo.
Ao saudar os presentes, Bruno Peixoto falou da satisfação e do orgulho em reconhecer o trabalho das pessoas que tanto contribuem com o desenvolvimento da cidade e do Estado. “Tenho certeza que o trabalho de cada um de vocês contribuiu, de maneira significativa, para a melhoria da qualidade de vida da nossa população.”
Primeira oradora da noite, a procuradora-geral da Alego, Andreya da Silva Matos Moura, agradeceu, especialmente, as homenagens concedidas aos procuradores da Casa, o que ela considera uma demonstração de valorização da procuradoria e da atribuição dos profissionais no Parlamento.
Ela ressaltou que, ao conceder cidadania goiana a procuradores, o Legislativo não está apenas fazendo uma homenagem, está reconhecendo um laço que nasceu com o trabalho, o compromisso e o afeto. “É dizer: vocês pertencem a Goiás, aos goianos e goianas. Nós gostamos de vocês, nós os reconhecemos como parte da nossa história”.
Pelo bem comum
Moura também falou sobre o trabalho dos procuradores da Assembleia Legislativa, destacando que a atuação desses profissionais acontece longe dos holofotes, mas que assegura que as decisões da Casa estejam alinhadas à legalidade, à constitucionalidade e guiadas pelo bem comum. “Hoje esse título reconhece não apenas o que vocês fizeram, ele reforça a confiança no que vocês ainda farão. É um convite para que continuem sendo âncoras institucionais, guardiões da segurança jurídica, defensores da ética e da transparência. Goiás precisa e continuará precisando dessa força técnica e moral que vocês representam”, afirmou, dirigindo-se aos colegas.
Após receber o Título de Cidadania Goiana, o diretor de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Rodney da Silva, discursou. Sobre a terra que o acolheu, ele afirmou que Goiás não é apenas um lugar, é uma vocação de permanência, uma herança de valores, um modo de reconhecer o outro com respeito, com firmeza e serenidade. "Agradeço, com sincera reverência, a esta Casa e a todos que tornaram possível este momento.”
Silva sublinhou que a honraria recebida é um compromisso com a ética e com a dignidade de causas em que vale a pena acreditar. Ele também agradeceu a todos que estiveram com ele em sua caminhada de vida, pessoas com quem compartilha a homenagem recebida. Ao encerrar o discurso, se comprometeu a honrar o título recebido com dedicação ainda maior ao Estado. “Levaremos Goiás conosco, não como adorno, mas como direção. Guardaremos essa cidadania como quem guarda uma responsabilidade e a retribuiremos com presença, lealdade e muito serviço prestado ao povo goiano.”
Na sequência, Bruno Peixoto entregou à procuradora da Casa por mais de 30 anos, Sandra Maria de Azevedo Simon Camelo, o Título de Cidadã Goiana.
Servindo à população
Em seu discurso, o deputado Coronel Adailton fez questão de citar, nominalmente, todos os homenageados da noite, segundo ele pela importância de cada uma das personalidades. “Eu agradeço muito a oportunidade de estar deputado estadual e participar de uma homenagem que traz à baila o reconhecimento a profissionais de tão alto gabarito, inclusive muitos deles que nos servem, que servem à população de Goiás, por meio da nossa Assembleia Legislativa.”
Condecorado com a Comenda Washington Novaes, o diretor de Participação Popular da Alego, Elias Vaz de Andrade, também fez uso da palavra. Ele agradeceu a Bruno Peixoto pela confiança em seu trabalho e pontuou que se sentia feliz pela homenagem recebida por dois motivos. O primeiro é o tema, que sempre chamou sua atenção, sobretudo pela relevância atual da questão das mudanças climáticas. Em segundo lugar, porque, segundo Vaz, teve o privilégio de conhecer e conviver com Washington Novaes, um jornalista que atuou sempre na área ambiental, sendo uma referência mundial, jornalista premiado em vários países do mundo por sua atuação na questão ambiental e que fez opção de morar em Goiás.
“Receber hoje uma homenagem com um tema como esse, com o nome de Washington Novaes, é um motivo de muita alegria, e mais uma vez, eu agradeço, presidente, pela confiança e pela iniciativa de ter me dado essa homenagem”, disse Andrade.