Ícone alego digital Ícone alego digital

Engenheiros falam do poder transformador da profissão

09 de Dezembro de 2025 às 10:00

Autoridades da área de engenharia subiram à tribuna para realizar seus pronunciamentos, durante a sessão solene extraordinária de iniciativa do deputado Wagner Neto (Solidariedade) que presta homenagem aos profissionais da categoria.

Presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Civis (Abenc), Victor Resende lembrou da reeleição e do mandato do deputado Wagner Neto que, segundo ele, é sempre um grande parceiro da engenharia. Ele também citou nominalmente cada um dos componentes da mesa, pontuando os trabalhos que desenvolvem.

“Hoje, presidindo a Abenc, podemos reunir essa turma que tem grandes serviços prestados a Goiás e já percorreu muito pelo Estado, supervisionando grandes obras. É uma satisfação muito grande presidir a Abenc, fundada em 18 de fevereiro de 2009, com um trabalho constante”, afirmou Resende.

Dirigindo-se aos homenageados, o líder classista disse: "Vocês são todos merecedores dessa homenagem por uma jornada constante que busca soluções técnicas com protagonismo, onde em conjunto com o agronegócio, representamos cerca de 70% do PIB [produto interno bruto] brasileiro". 

O presidente da Câmara Municipal de Bonfinópolis, vereador Vitor Ricardo (MDB), discursou em nome dos homenageados e destacou que todas as áreas da engenharia desempenham um papel essencial no cotidiano da população, nas construções e nas ruas, onde as pessoas moram, trabalham ou transitam. “Em cada ponto onde estamos atuando nosso trabalho impulsiona e desenvolve o nosso país, A engenharia é uma das áreas de maior importância para o desenvolvimento nacional, por envolver diretamente temas como urbanismo, mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida.”

Ricardo enfatizou que a entrega de serviços de qualidade é fundamental para construir cidades mais eficientes e humanas. “Quando a engenharia trabalha com responsabilidade, todos colhem os benefícios no seu dia a dia, na sua cidade, no seu estado e no nosso país”, concluiu.

Desenvolvimento

Em seguida, o presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Francisco Almeida, pontuou que a democracia está diretamente relacionada com a engenharia e tudo começa com ela: as estradas, as pontes, os hospitais, a comunicação, a inteligência artificial (IA), reiterando que sem engenharia não existe desenvolvimento. 

"Então, é necessário que haja valorização dessa profissão já que sem ela não existe desenvolvimento. São cerca de 200 áreas das engenharias e essa categoria é muito importante, pois são os engenheiros não só os responsáveis técnicos para alimentar o mundo, mas também por desenvolver uma série de coisas que impactam no desenvolvimento", disse Almeida.

Diretora-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Goiás-Crea (Mútua Goiás), a professora Tatiana Jucá também se pronunciou e destacou a alegria de reencontrar colegas e ex-alunos, lembrando sua trajetória na formação acadêmica de profissionais. “Ficamos muito feliz quando chega e a turma bate nas costas chamando de professora. Fica um legado, uma recordação importante”, afirmou, ressaltando que participar da cerimônia ao lado de tantos engenheiros representa um momento especial, reforçando sua conexão com a categoria.

Jucá afirmou que quando a engenharia vai bem, toda a sociedade avança. Para ilustrar, mencionou problemas cotidianos que mostram o impacto direto da atuação dos engenheiros. “Quando a drenagem não funciona, o trânsito vira um caos. Quando chove demais e não há previsão adequada, isso afeta as lavouras e aumenta o custo de produção”, pontuou. Para ela, esses exemplos comprovam a necessidade crescente dos serviços de engenharia para garantir segurança, funcionalidade e desenvolvimento.

A gestora também destacou o papel da Mútua como braço de apoio profissional, especialmente para jovens engenheiros que iniciam sua trajetória, e reforçou que os homenageados representam um diferencial dentro da categoria. “Vocês têm um diferencial e nos sentimos honrados em participar deste momento com vocês. Meus parabéns por essa distinção. Vocês merecem”, finalizou.

Responsabilidade

Na sequência, o diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Goiás (Sinduscon-GO), Bruno Alvarenga, enfatizou que é preciso ter orgulho da profissão. "Vejo aqui que pelo menos meia dúzia que foram meus estagiários e tive pelo menos 500 estagiários ao longo da minha carreira."

Alvarenga reafirmou a importância da engenharia, por que em tudo o engenheiro está presente. "Saio de casa todos os dias com a missão de desenvolver projetos que contemplem o progresso da sociedade. Hoje, como diretor do Sinduscon, tenho a honra de desenvolver diversos trabalhos com as empresas filiadas, somente neste ano realizamos cerca de 90 mil atendimentos médicos e odontológicos”, informou. 

Vereador do município de Trindade, Helton Curika (Podemos) finalizou as fala. Ele destacou o papel central dos engenheiros na construção de um estado mais desenvolvido e humano. “Ser engenheiro é construir um mundo melhor. É uma responsabilidade muito grande. Parabéns pela coragem, pelo trabalho e por fazerem de Goiás um lugar cada vez melhor para viver.”

Segundo Curika, os engenheiros são profissionais preparados para transformar ideias em realidade. “A diferença entre imaginar e realizar está nas mãos do engenheiro. Vocês realmente fazem a diferença”, concluiu.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.