Ícone alego digital Ícone alego digital

Novas cidadãs goianas, delegada e empresária falam de ação em defesa de gente e animais

10 de Dezembro de 2025 às 11:27

Durante sessão solene de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (PP), a titular da Quinta Delegacia de Polícia de Aparecida de Goiânia, Luiza Veneranda Pereira Batista de Oliveira, foi homenageada com o Título de Cidadania Goiana. Em seu discurso, ela recordou questionamentos que ouviu ao longo dos cinco anos de atuação na Polícia Civil, como ser “feminina demais para ser policial” ou “ter medo de ser delegada”. Segundo ela, todas essas indagações foram respondidas com trabalho, dedicação e resultados.

Nascida em Manaus, no Amazonas, Luiza Oliveira contou ter sido criada pela mãe e pela avó, mulheres que a ensinaram que apenas estudo e esforço poderiam transformar sua realidade. Curiosamente, ela revelou que o único cargo que dizia que não gostaria de exercer era justamente o de delegada de polícia, mas o destino a levou para a Polícia Civil de Goiás, onde foi aprovada em um concurso com 20 mil inscritos.

A delegada  homenageou a equipe do 5º Distrito Policial, citando nominalmente escrivães, agentes, comissionados, contratados e estagiários que contribuíram para transformar a unidade em referência de excelência e em um ambiente de trabalho respeitado em Goiânia.Ela destacou que o cotidiano na delegacia exige lidar com a face mais sombria da natureza humana, mas reforçou que nenhuma dessas situações foi capaz de intimidá-la.

 A policial reafirmou a importância de que mulheres ocupem cargos de chefia na segurança pública, não apenas por igualdade, mas pelo reconhecimento do trabalho de excelência que desempenham. Ela disse esperar que sua trajetória inspire meninas e jovens a ocuparem espaços de poder e a combaterem a violência de gênero em todas as suas formas.

Ao final, a profissional emocionou o plenário ao mencionar que recebe o título no ano mais difícil de sua vida, marcado pela perda de sua avó e de sua filha. Disse que considera a homenagem um sinal de esperança e a confirmação de que seu trabalho tem feito diferença na vida das pessoas que atende.

Pela causa animal

A empresária Sibelle da Fonseca Okano, outra homenageada com o Título de Cidadania Goiana, também se pronunciou e, em seu discurso,  destacou sua trajetória na defesa da causa animal e o avanço das políticas públicas voltadas ao tema no Estado. Ela relembrou que, ao ser perguntada recentemente sobre seu sotaque, percebeu que já se sente goiana.

Okano contou que, em 2015, deixou a carreira de professora universitária para se dedicar integralmente à proteção dos animais, abraçando a causa como missão de vida. A decisão veio acompanhada de dificuldades, incluindo perseguições, ameaças e tentativas de impedir o desenvolvimento do projeto Castramóvel, chegando a enfrentar até presença policial em sua porta.

A ativista afirmou que o primeiro apoio institucional que recebeu veio do deputado Delegado Eduardo Prado, que a procurou espontaneamente e ofereceu suporte direto à iniciativa. A partir de uma audiência realizada em 30 de maio de 2023, o Castramóvel, que estava retido, foi finalmente liberado e passou a percorrer o Estado de norte a sul.

A oradora destacou que o projeto se tornou referência em Goiás, ampliando a conscientização sobre a proteção animal, inserindo o tema nas escolas e impulsionando legislações municipais, estaduais e até federais. O castramóvel, segundo ela, mudou a forma como o Estado trata a população de animais em situação de abandono e sofrimento.

Sibelle Okano encerrou a fala projetando o futuro e afirmou que, em 2026, o programa deve dobrar sua capacidade de atendimento, ampliando ainda mais seu impacto social. “Proteger os animais é tornar nossa sociedade mais civilizada. Respeitar os pequenos seres de quatro patas é respeitar a nós mesmos”, concluiu.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.