Ícone alego digital Ícone alego digital

Finanças acata norma em caso de calamidade pública e arquiva relatórios

10 de Dezembro de 2025 às 15:05
Crédito: Will Rosa
Finanças acata norma em caso de calamidade pública e arquiva relatórios
Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento

Na reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 10, a Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento validou a iniciativa que trata do repasse de recursos para entes federativos atingidos por calamidade pública. Processos da Secretaria Estadual de Saúde, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), da Secretaria Nacional da Segurança Pública e de parlamentares também constaram na pauta para votação e distribuição.

Foi confirmado o parecer favorável do deputado Ricardo Quirino (Republicanos) ao projeto de lei nº 10688/24, de autoria do deputado Amauri Ribeiro (UB). A matéria altera a Lei Complementar nº 112, de 18 de setembro de 2014, que estabelece normas suplementares de finanças públicas, para autorizar o repasse de recursos para entes federativos atingidos por calamidade pública, com o intuito de viabilizar ações emergenciais de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais.

“A presente proposição legislativa, portanto, reveste-se de grande relevância, pois busca garantir a efetividade do princípio da solidariedade federativa, previsto no artigo 3°, inciso I, da Constituição Federal, ao assegurar o apoio financeiro aos entes federativos em momentos de dificuldade, permitindo a adoção de medidas ágeis e eficazes para o enfrentamento das calamidades públicas e a mitigação de seus impactos sobre a população e a economia”, justifica Ribeiro.

O colegiado acatou pareceres para conversão em diligência — ou envio para análise externa — aos processos nº 20486/25, 20595/25 e 21619/24, da Secretaria Estadual de Saúde. Ratificou, ainda, os relatórios com parecer pelo arquivamento dos processos nº 21718/24, 9216/21, 9134/21, 22651/24, 21720/24, 17008/24, 21724/24 e 16996/24, também da pasta da Saúde.

Distribuição à relatoria

Um dos processos distribuídos para relatoria foi o de nº 85/23, do deputado Veter Martins (UB). A propositura altera a Lei nº 11.651, de 26 de dezembro de 1991, que institui o Código Tributário do Estado de Goiás, com o objetivo de assegurar desconto de 10% sobre o valor total do IPVA aos proprietários de veículos automóveis de passageiros ou de motocicletas que adotarem animais de canis ou gatis públicos ou de associações conveniadas com o poder público.

O texto da iniciativa apresenta requisitos que devem ser atendidos para a obtenção do benefício: não estar inadimplente com o pagamento do IPVA; ter condições financeiras de custear a estadia, a alimentação e o bem-estar do animal, sob pena de responder administrativa, civil e criminalmente por negligência; responsabilizar-se, na forma da lei, por todo e qualquer dano sofrido ou causado pelo animal tutelado; e permitir aos órgãos de fiscalização ou conveniados a visitação à residência para acompanhar o desenvolvimento e o bem-estar do animal.

O documento nº 27984/25, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, que trata do relatório de atividades trimestrais referentes ao 3º trimestre de 2025, foi repassado para relatoria do deputado Alessandro Moreira (PP). Já o processo nº 28052/25, de autoria da Secretaria Nacional da Segurança Pública, que apresenta a 2ª parcela referente à transferência de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública ao Estado de Goiás, foi entregue para relatório da deputada Rosângela Rezende (Agir).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.