Dr. George Morais quer oficialização de Rio Quente como referência de ecoturismo termal
Com o objetivo de conceder ao município de Rio Quente o reconhecimento oficial como referência em turismo termal, o deputado Dr. George Morais (PDT) protocolou, na Assembleia Legislativa,o projeto de lei nº 31530/25. A matéria destaca as características naturais da região, além da relevância turística, ecológica e socioeconômica para o Estado e, se for aprovada pelos deputados e depois sancionada pelo Executivo, dará ao município o título simbólico de Capital Goiana do Ecoturismo Termal.
O texto será distribuído para análise e relatoria parlamentar na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Em justificativa, Morais destaca que a região abriga um dos mais expressivos sistemas naturais de águas quentes em fluxo contínuo, fenômeno geológico raro que proporciona rios, nascentes e piscinas naturais aquecidas sem intervenção humana. “Essas águas, aliadas à exuberância do Cerrado, às áreas preservadas, às trilhas ecológicas, à fauna e à flora características, consolidam Rio Quente como referência nacional em turismo ecológico, sustentável e de contato direto com a natureza.”
O parlamentar também frisa que o ecoturismo termal desenvolvido em Rio Quente combina conservação ambiental, valorização dos recursos naturais e práticas de turismo responsável, alinhando-se às políticas de desenvolvimento sustentável e proteção do meio ambiente. “Além do valor ambiental, o município desempenha papel estratégico na economia goiana, movimentando o setor turístico, gerando empregos, fortalecendo a cadeia produtiva local e impulsionando o desenvolvimento regional.”