Coronel Adailton aponta importância do tributo e de ações de inclusão
Autor da proposta que viabilizou a sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira, 15, em homenagem aos dez anos de vigência do Estatuto da Pessoa com Deficiência, o deputado Coronel Adailton (Solidariedade) apontou, em seu discurso, a importância do tributo.
Segundo o parlamentar, além de uma justa homenagem, trata-se de um momento que convoca o poder público à reflexão sobre a missão de assegurar dignidade, autonomia e inclusão a todos.
Estatuto
Com relação ao documento, sancionado em 2015, Adailton destacou a representação de um avanço histórico. “Consolidou direitos e adotou o modelo biopsicossocial, ou seja, reconheceu que a deficiência também resulta das barreiras sociais, culturais e ambientais que limitam a participação plena”, frisou.
Acessibilidade
O deputado também apontou as datas simbólicas, comemoradas no presente mês, com o intuito de ampliar o debate voltado à acessibilidade. São eles: o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro; o Dia Nacional da Acessibilidade, em 5 de dezembro; e o Dia Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), celebrado em 11 de dezembro.
Presidente da Comissão de Turismo no Parlamento goiano, Adailton evidenciou o trabalho realizado pelo colegiado, com o intuito de garantir o acesso das pessoas com deficiência nos diversos espaços existentes no Estado.
“Temos buscado fazer com que Goiânia seja a capital mais inclusiva na área do turismo do Brasil. Ainda não conseguimos êxito, mas estamos buscando, e o desafio fica estendido aos demais municípios”, pontuou.
Compromisso
O propositor da solenidade reiterou, por fim, o compromisso não somente de sua gestão, mas de todos os deputados com a categoria. “Aqui, na Assembleia Legislativa de Goiás, seguimos avançando para que a inclusão seja uma realidade. Que esta sessão solene permaneça como um marco de compromisso desta Casa Legislativa e do meu mandato. Um compromisso que se expressa não apenas na celebração desta data, mas na responsabilidade de fortalecer as ações que garantam condições mais justa às pessoas com deficiência”, salientou.