Ícone alego digital Ícone alego digital

Data para homenagear festa religiosa em Porangatu recebe primeiro aceite

17 de Dezembro de 2025 às 13:48

O projeto de lei nº 26125/25, de autoria do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), que propõe instituir no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás o Dia Estadual da Romaria e Festejos em Louvor a Santa Luzia, recebeu primeiro aceite do Plenário nesta quarta-feira, 17. A festividade, sediada no município de Porangatu, terá a data em celebração comemorada anuamente no dia 13 de dezembro.

De acordo com o deputado, realizada desde o ano 2000, a festividade é uma das mais tradicionais manifestações religiosas do Norte goiano, reunindo milhares de fiéis em um percurso de mais de 20 quilômetros — da cidade até o povoado da Baíca — em um verdadeiro ato de fé e devoção à santa protetora dos olhos. São promovidas missas, novenas e celebrações religiosas, além de atividades culturais que fortalecem a fé, a união comunitária e a tradição do povo goiano.

Com o apoio da Prefeitura de Porangatu e da comunidade local, o evento consolidou-se como uma das expressões mais significativas da religiosidade popular da região. Em 2025, a romaria chegará à sua 26ª edição, reafirmando sua importância para a identidade cultural e espiritual do município.

Peixoto anota que o objetivo da proposta é reconhecer oficialmente a relevância da manifestação religiosa e cultural, assegurando sua valorização e preservação como patrimônio imaterial do povo goiano. “A inclusão da Romaria de Santa Luzia no calendário oficial do Estado representa um importante passo para fortalecer o turismo religioso e incentivar ações que mantenham viva essa tradição de fé e devoção".

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.