Proposta de apoio psicossocial a alunos em vulnerabilidade passa em 1ª fase
Protocolada com o no 17539/24 e assinada por Bia de Lima (PT), proposta que institui a Política Estadual de Apoio Psicossocial e Psicopedagógico para Alunos em Situação de Vulnerabilidade recebeu o aceite inicial do Plenário nesta quinta-feira, 18.
O objetivo é "oferecer suporte integral e personalizado a estudantes que enfrentam desafios emocionais, sociais e educacionais em suas trajetórias escolares", afirma Bia de Lima.
De acordo com Bia, a implementação do programa não apenas se alinha com a questão da responsabilidade social, mas também apresenta benefícios econômicos tangíveis para o Estado. “A existência de um ambiente escolar acolhedor e de apoio psicopedagógico pode reduzir significativamente as taxas de evasão escolar. Alunos que enfrentam desafios emocionais e sociais são mais propensos a abandonar os estudos, o que impacta negativamente seu futuro e a economia do Estado”, escreve na justificativa da matéria.
A legisladora defende, também, que alunos que recebem apoio adequado em suas dificuldades têm maior probabilidade de concluir a educação básica e buscar formação superior ou ingressar no mercado de trabalho de maneira mais produtiva, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado.